Topo

Presidente do PT no Rio emite nota em apoio a ministra ameaçada por reforma

O prefeito Waguinho com a ministra Daniela Carneiro em evento em Belford Roxo - Reprodução/ Facebook
O prefeito Waguinho com a ministra Daniela Carneiro em evento em Belford Roxo Imagem: Reprodução/ Facebook

Do UOL, em Brasília

11/06/2023 18h21

O diretório do PT no Rio de Janeiro saiu em defesa de Daniela Carneiro para a permanência dela no Ministério do Turismo, em meio à discussão sobre uma possível reforma ministerial. Em nota, o presidente do PT-RJ, João Maurício, diz que Daniela é uma "parceira da construção política" no RJ.

A ministra Daniela (...) possui competência e capacidade de construção coletiva, uma parceria importante para a política Fluminense, sua permanência é a consolidação de um estado do Rio de Janeiro forte e representado na equipe de ministros do presidente Lula".
João Maurício, presidente estadual do PT-RJ

O que aconteceu

O PT-RJ ressalta a atuação de Daniela à frente do ministério e pede a Lula para mantê-la no cargo. "O Ministério do Turismo é um vetor importante para essa construção e a ministra Daniela Carneiro, está trabalhando neste sentido organizando as ações fundamentais para uma estruturação do turismo em conjunto com estados e municípios", diz a nota.

A ministra foi indicada ao Turismo em uma das vagas do União Brasil, mas pediu para sair da legenda. Desde então, aumentou a pressão para que o presidente Lula (PT) troque a indicação, em aceno aos deputados do partido que integram o bloco do centrão na Câmara.

O nome mais forte para substituí-la é o do deputado Celso Sabino (União-PA), aliado do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). As negociações pela troca no comando da pasta ocorrem também em meio à formação da base de Lula no Congresso Nacional.

O presidente da República descartou no início do mês que fará uma reforma ministerial para atender ao pedido do centrão por uma nova articulação política.

Casal ameaça virar oposição a Lula

O marido de Daniela, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, afirmou em entrevista ao jornal O Globo que, se houver uma reforma ministerial, o casal poderá mudar de aliado para opositor de Lula.

A indisposição com o grupo político de Waguinho e Daniela pode prejudicar os planos do PT no Rio nas eleições de 2024. O partido visa eleger prefeitos no estado com o apoio do prefeito de Belford Roxo.

Crise com a ministra desde janeiro

Logo no início da gestão Lula, o Palácio do Planalto teve de lidar com uma crise envolvendo o nome da ministra.

Daniela mantém elo político com acusados de chefiar milícia em Belford Roxo (RJ), seu reduto eleitoral, segundo reportagem da Folha publicada em 3 de janeiro.