Zanin inicia périplo no Senado e ganha apoio do PSD para sabatina ao STF
O advogado Cristiano Zanin Martins, indicado pelo presidente Lula (PT) ao STF, iniciou um périplo pelo Senado e obteve apoio do PSD para a sua aprovação na sabatina, marcada para o próximo dia 21. A legenda conta com 14 parlamentares no Senado, cinco deles na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), onde será realizada a sabatina.
Zanin se reuniu com bancada do PSD
O líder do PSD, Otto Alencar (PSD-BA), confirmou o apoio do partido a Zanin. O advogado de Lula se reuniu por cerca de uma hora e meia com os senadores da legenda. O encontro contou com a presença de 12 parlamentares.
O PSD compõe a base do governo Lula e tem a maior bancada do Senado. Após a sabatina na CCJ, o nome de Zanin será votado no plenário da Casa.
Segundo Alencar, Zanin respondeu a todas as perguntas. Lava Jato e temas espinhosos no Supremo, como o aborto, não foram abordados, mas os senadores queriam saber se Zanin seria "acessível" aos parlamentares caso assuma o cargo — algo que não ocorre com alguns dos atuais ministros da Corte.
Zanin também teria acenado aos evangélicos, ao dizer que, como juiz, o dever é interpretar as leis e a Constituição ao ser questionado sobre discriminação contra religiosos.
"A bancada presente fechou questão a ele [Zanin] no Supremo Tribunal Federal. É uma reunião do PSD, os componentes do PSD estarão presentes também", afirmou Alencar.
[Zanin] tem uma formação muito correta e teve comportamento muito sereno, muito seguro, muito firme na defesa do maior processo jurídico já visto no Brasil, que foi a defesa do presidente Lula."
Otto Alencar, líder do PSD no Senado
Ao sair do Senado, Zanin afirmou que teve "boas conversas" com os senadores hoje e que retomará as audiências com os parlamentares nesta quarta (14). Questionado sobre o apoio do PSD à sua aprovação, o advogado sorriu e disse que comentará somente ao fim da sabatina.
Após o encontro com o PSD, Zanin se reuniu com senadoras da bancada feminina da Casa. A audiência durou cerca de uma hora. Zanin evitou detalhar o que foi discutido com as parlamentares, mas viu um saldo positivo na conversa.
Foi boa. Foi uma conversa muito boa. Foram colocados vários temas, e a conversa foi muito boa"
Cristiano Zanin, sobre a reunião com senadoras
Almoços e jantares com parlamentares
Desde a indicação, Zanin optou por um "beija-mão" inicialmente discreto. O advogado participou de almoços e jantares com parlamentares e representantes para vender suas credenciais. O objetivo era evitar muitos holofotes e se movimentar de forma discreta.
Agora, ele começou a circular entre os gabinetes dos senadores. Por ora, não há uma ordem de prioridade — o advogado sinaliza a intenção e encaixa uma audiência na agenda dos parlamentares disponíveis.
Ainda não foi avaliado se Zanin buscará se reunir com Sérgio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato e seu principal adversário no processo do presidente Lula.
Durante esta manhã, Zanin visitou quatro senadores: Alessandro Vieira (PSDB-SE), Dr. Hiran (PP-RR), Rogério Carvalho (PT-SE) e Lucas Barreto (PSD-AP). Após a reunião com senadores do PSD, o advogado se reuniu com a bancada feminina da Casa e com o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.