Topo

Sakamoto: Lira insiste e pressiona Lula para ficar com Ministério da Saúde

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/06/2023 19h44Atualizada em 14/06/2023 21h46

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto comentou durante participação no UOL News desta quarta-feira (14) a respeito da relação entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente Lula.

Lira insiste em ficar com o Ministério da Saúde. A entrada de Lira na base do governo se daria através de uma repartição de poder. E uma coisa que Lira está buscando, desde que conversou com Lula antes mesmo que o presidente começasse seu governo, é poder indicar o ministro da Saúde."

Sakamoto afirmou que Lula resiste à pressão e que procurou desde o início um ministro da Saúde técnico, lembrando a atuação da pasta sob o comando de Jair Bolsonaro durante a pandemia da covid-19.

Lula resiste a indicar o Ministério da Saúde, até porque a gente sabe que ele botou numa mão técnica, Nísia Trindade, uma pessoa sem conexão partidária, o que era de se esperar depois de mais de 700 mil mortes de covid-19 devido, em parte, ao Ministério da Saúde se transformar num playground de propina".

Melhora de nota da S&P aumenta pressão para redução de juros, diz Sakamoto

Leonardo Sakamoto também comentou a respeito da agência de classificação de risco S&P elevar a perspectiva para a nota de crédito do Brasil de "estável" para "positiva". Para Sakamoto, a melhora na nota aumenta a pressão para que os juros diminuam no Brasil.

Quando você tem uma melhora na nota, significa um aumento no fluxo de dólares de investidores para dentro do Brasil. Isso também significa redução do valor do dólar. Esse cenário permitirá uma pressão maior sobre o Banco Central para reduzir os juros."

Sakamoto também afirmou que não aposta em uma redução nos juros na próxima reunião do Copom, mas que o valor deve baixar no segundo semestre.

Tudo isso, na verdade, ajuda a pressionar Roberto Campos Neto, presidente do Bacen, pra reduzir os juros. Eu não acredito que na próxima reunião do Copom a gente tenha redução dos juros. Porém, no segundo semestre, essa redução vai acontecer, o próprio mercado já precificou isso."

Daniela e Waguinho elevam preço para deixar governo Lula, analisa Sakamoto

Sakamoto também falou sobre a possível saída da ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Hoje, o marido de Daniela e prefeito de Belford Roxo, Waguinho, afirmou que o presidente Lula chorou em reunião com eles.

Não dá para saber exatamente se houve um choro, se o anúncio do Waguinho foi combinado ou não. O fato é que esse momento, que a ministra Daniela Carneiro está em vias de deixar o Ministério do Turismo, até porque o Lula não vai conseguir segurar isso, mas neste momento tanto para Daniela Carneiro, que vai voltar para Câmara dos Deputados, quanto para seu marido, prefeito de Belford Roxo que apoiou o Lula, é o momento de cobrar a fatura. Eles estão elevando o preço dessa saída".

Segundo Sakamoto, a exposição de Waguinho sobre possíveis conversas com Lula é para "aumentar o cacife dessa jogada".

O que está em jogo? Controle de hospitais federais no Rio de Janeiro, controle de outras instituições federais no Rio de Janeiro onde Daniela e Waguinho fizeram carreira".

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: