Topo

Lula compara COP com Copa e diz que Belém deveria ter sido sede em 2014

Do UOL, em São Paulo

17/06/2023 14h58Atualizada em 17/06/2023 15h04

O presidente Lula (PT) disse que Belém (PA) deveria ter sido sede de um dos estádios da Copa do Mundo de 2014 em vez de Manaus (AM). A declaração foi feita durante o evento que anunciou obras em Belém para a cidade sediar a COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) de 2025.

O que Lula disse?

O petista pediu "desculpas" e disse que o governo federal não participou das decisões. "Na Copa do Mundo de 2014, o governo federal não participou da quantidade de estádios, e nem o ministro dos Esportes participou da escolha dos estádios".

Para Lula, o Pará tem mais tradição no futebol do que o Amazonas. O presidente mencionou uma partida recente da Copa do Brasil para exemplificar o seu ponto. "Aqui tem o Remo e o Paysandu, e o Remo conseguiu ganhar do Corinthians de 2x0 aqui, e nós ganhamos nos pênaltis lá em São Paulo".

"Já que ferraram o Pará na Copa do Mundo, agora nós vamos dar de presente a realização [da COP]", afirmou Lula.

Governo cedeu terreno para construção de sede da COP

A visita de Lula a Belém do Pará também consolidou a cessão da área do Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira para implantação da sede da Conferência, local que se chamará Parque da Cidade.

Obras serão feitas pela iniciativa privada, e União receberá R$ 600 mil anuais pela cessão do terreno, com duração inicial de 20 anos, diz a divulgação do governo federal.

O governo do Pará pretende construir no Parque da Cidade uma área de lazer, cultura e atração de turismo para ir além da recepção de autoridades mundiais em 2025, anunciou Helder Barbalho durante a cerimônia.

A candidatura brasileira para a COP-30 foi proposta em novembro de 2022, durante a COP-27, realizada em Sharm El-Sheik, no Egito. A proposta já teria sido aceita na ONU, segundo indicou o governo, mas ainda não foi anunciada oficialmente pelo órgão global.