Belém é confirmada como sede da COP30, em 2025, diz governo
O governo Lula afirmou que a cidade de Belém (PA) foi confirmada pela ONU como a sede da COP30, em 2025.
O que aconteceu?
A confirmação foi feita pelo presidente em um vídeo publicado nas redes sociais. Ele aparece ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores).
Segundo o anúncio, a ONU escolheu a capital paraense no dia 18 de maio. "Essa é uma grande notícia. Será a primeira vez que teremos uma reunião dessa magnitude sobre mudança de clima no Brasil", disse Vieira.
Barbalho disse que a confirmação é uma "satisfação muito grande". "Queria festejar, em nome do povo do Pará, claro, e de todos os brasileiros, o privilégio do nosso país de poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta", afirmou o governador.
Lula oficializou a candidatura de Belém para sediar a cúpula do clima em janeiro. Ainda antes de tomar posse, o presidente fez viagem ao Egito para participar da COP27.
Durante o governo Bolsonaro, o Brasil mandou cancelar a COP25 que seria realizada no país em 2019. O evento acabou sendo transferido às pressas para a Espanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.