Topo

Com apoio de prefeito do PSOL, cotado para ministério almoça com Lula

Sabino (dir., de branco) e Rodrigues (esq.) estarão em evento para anunciar conferência climática - Reprodução/UOL
Sabino (dir., de branco) e Rodrigues (esq.) estarão em evento para anunciar conferência climática Imagem: Reprodução/UOL

Do UOL, em Brasília

17/06/2023 13h29

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), defendeu o deputado Celso Sabino (União-PA) no Ministério do Turismo neste sábado (17) em um hotel da cidade. Lula foi a Belém anunciar a Conferência Climática das Partes (COP) na capital paraense.

O que deve acontecer?

Sabino e Lula vão almoçar neste sábado. Na ocasião, Lula deve se encontrar com também com Rodrigues, que já foi do PT.

O governador Hélder Barbalho (MDB) fará um "almoço reservado" para a comitiva de Lula. Sabino estará lá.

Edmilson Rodrigues, do PSOL, partido aliado de Lula, defendeu o nome do União Brasil, que é um partido que ora apoia o governo, ora se divide.

Lula resiste a trocar a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que não tem apoio do União, por outra pessoa do partido.

Na frente do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o prefeito afirmou que a escolha para o ministério é de Lula, mas elogiou Sabino

Posso dizer que a autoridade é do Lula de nomeá-lo. Mas eu sou amigo do Celso há muito tempo. Já divergimos, mas é muito legal quando você consegue ter um respeito grande, admiração. Ele é um cara diferenciado. Tem uma luta que nos uniu muito quando fomos deputados, para fazer justiça fiscal. A Lei Kandir afronta a Amazônia e o Pará".
Edmilson Rodrigues (PSOL), prefeito de Belém

Helder Barbalho fez pedido público por Sabino a Lula

Após o almoço, Lula, Helder Barbalho e outros ministros e políticos participaram de um evento de oficialização de Belém como a sede da COP 30.

Na ocasião, Barbalho citou Sabino em discurso: "Não vamos achar ruim" mais um ministro.

Se o Pará tiver mais um ministro, não vamos achar ruim, porque fortalece o nosso estado. Portanto, caso sua decisão seja essa, o Celso [Sabino] representará todos nós, junto ao ministro Jader [Barbalho Filho, ministro das Cidades e irmão do governador], para que o Pará possa estar fortalecido na nossa sociedade"
Helder Barbalho