Nogueira diz ser amigo de Moraes e ter carinho por Lula, mas ataca governo
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou o governo Lula (PT) e a inegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) durante o UOL Entrevista de hoje, mas ponderou ao ser questionado sobre suas impressões sobre o presidente da República e o ministro Alexandre de Moraes, do STF e TSE.
O que disse o senador?
Nogueira afirmou ter "carinho pessoal" por Lula, apesar de rejeitar a possibilidade de voltar a apoiá-lo politicamente: "Tenho carinho enorme por Lula, pessoal, e sei que ele tem por mim. Mas é uma pessoa que está num momento muito ruim, não tem a vontade de governar o país como teve. Ele prometeu que as pessoas iam melhorar de vida, e isso não aconteceu", argumentou.
O senador afirmou que não acredita que o seu partido possa apoiar, em massa, o governo no futuro. "Lhe garanto que a grande maioria do partido é contra esse governo", afirmou.
Nogueira ainda disse ter "respeito" e "admirar" Moraes, apesar de condenar o julgamento que tornou Bolsonaro inelegível.
O senador afirmou que nos seus tempos de ministro-chefe da Casa Civil tentou "dialogar" com o STF mesmo com os ataques de Bolsonaro a Moraes, mas disse acreditar que há erros "de ambos os lados" quando se trata da relação entre os dois poderes no governo anterior.
Tarcísio não deve falar de eleições 2026 agora, avalia senador
Ciro Nogueira avaliou positivamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um nome para as eleições presidenciais de 2026. No entanto, o senador afirmou que seria um "erro de estratégia brutal" se Tarcísio se colocasse como candidato agora.
"Ele só vai ter viabilidade se for um grande governador de São Paulo": "Seria um erro de estratégia brutal o Tarcisio estar falando de eleição [para] presidente agora. Vai passar a imagem de que está abandonando o governo de São Paulo pensando apenas no Brasil. Ele tem que focar em ser um grande governador."
Apoio de Bolsonaro seria decisivo para Tarcísio, opina. "Um candidato de centro tem muito mais condições de ganhar eleição com apoio de um dos lados [Bolsonaro ou Lula]".
Senador diz querer convencer Bolsonaro a apoiar reforma tributária
Ciro Nogueira defendeu a aprovação da reforma tributária, que está prestes a ser votada na Câmara dos Deputados, apesar da rejeição pública de Bolsonaro ao projeto.
"Tenho certeza que ele não é contra tudo", disse Nogueira ao ser questionado sobre a carta de Bolsonaro, publicada ontem, sobre o tema. O ex-presidente chamou o projeto de "soco no estômago dos mais pobres". O PL, seu partido, também deve orientar a bancada a votar contra o projeto.
Assista à íntegra do UOL Entrevista com o senador Ciro Nogueira (PP-PI):
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.