Topo

Governo Lula confirma saída de Daniela Carneiro e indicação de Celso Sabino

Do UOL, em Brasília

06/07/2023 16h38Atualizada em 06/07/2023 20h16

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou hoje à noite, em nota divulgada à imprensa, a troca no Ministério do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro e a indicação do deputado Celso Sabino (União Brasil-PA). A decisão ocorreu após reunião da qual participaram o presidente Lula e a ministra demissionária.

Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo.
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais

O que aconteceu

Lula e Padilha vão se reunir com dirigentes do União Brasil, em data a ser definida, para receber a indicação de Celso Sabino para o cargo, "dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil", informa a nota.

Horas antes o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, havia declarado que Daniela seguiria no cargo pelo menos até a próxima semana, porque o foco do governo eram as votações econômicas do Congresso nesta semana.

Na sequência, o União Brasil emitiu uma nota dizendo que era contra a votação da reforma tributária hoje.

E depois o governo Lula informou a troca no ministério.

O presidente agradeceu a ministra pelo excelente trabalho feito pela recuperação do turismo no Brasil e pela disposição dela de permanecer contribuindo com o governo no Congresso, com o protagonismo de ser a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro."

Entenda o caso da ministra

A situação de Daniela no governo ficou mais delicada desde que ela anunciou que queria deixar o União Brasil para se filiar ao Republicanos. O partido, que indicou ainda os nomes dos ministros das Comunicações e do Desenvolvimento Regional, passou a reivindicar a pasta ao governo.

Isso deixou o governo Lula em uma sinuca de bico. De um lado, precisa dos votos do União Brasil na já delicada relação com o Congresso, onde não tem maioria; de outro, Daniela e seu marido, o prefeito de Belford Roxo Waguinho (Republicanos), foram essenciais para uma melhora do PT no Rio, reduto bolsonarista.

Waguinho foi diversas vezes a Brasília para conversar com Lula sobre a situação de Daniela. Ele negociava algum tipo de compensação pela possível perda do cargo e criticou abertamente a articulação de Alexandre Padilha (Relações Institucionais) para a mudança na pasta.

O deputado federal Celso Sabino (União-PA), indicado pela bancada do União Brasil, deverá assumir o Ministério do Turismo. Ele é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL-PP), comandante do centrão.