Lula em encontro da UNE: 'Negros incomodaram ao entrar na sala de aula'
O presidente Lula (PT) afirmou que a presença de pessoas negras em salas de aula "incomodou" o que ele chama de elite e celebrou que a realidade do acesso de pretos e pardos tenha mudado.
O que aconteceu:
O presidente citou que existiam agrupamentos no movimento estudantil que eram contra o Prouni e o Fies, durante o 59º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), em Brasília. Lula disse ainda que esse grupo também era contra aumentar a quantidade de alunos nas universidades.
Lula argumentou que tal resistência existia porque "só a elite brasileira poderia entrar na faculdade". "Quando o pobre entrou, sei que incomodou. Eu sei como as meninas negras incomodaram e os meninos negros incomodaram ao entrar na sala de aula", afirmou o petista, que esteva acompanhado do ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica.
Ele também lembrou que participou do primeiro Congresso da UNE, em 1976, em Piracicaba (SP). "Naquele Congresso da UNE, não tinham negros. Era uma sociedade branca, porque naquele tempo era proibido, não por lei, mas por questões econômicas, que negros pudessem pensar em entrar em uma universidade".
Lula afirmou que foi último presidente do Brasil a participar de um Congresso da UNE, em 2009. "E 14 anos depois, estou aqui. Estejam certos que estarei no próximo". Hoje, os estudantes entregaram a Lula uma carta com as principais demandas na área de educação.
O chefe do Executivo também falou sobre a importância da democracia e classificou os últimos quatro anos como um período em que o brasileiro conheceu o "fascismo". "Vocês precisam compreender como a democracia é importante. Há muito pouco tempo vocês conheceram o fascismo, o nazismo e em como apenas 4 anos se pode destruir conquistas e a democracia que levamos séculos para construir", disse.
Hoje aqui tem mais pardos e negros do que brancos, uma demonstração que as coisas mudaram nesse país. Aqui não tem só filho de doutor ou de gente rica, tem filhos de pedreiros, de empregadas domésticas, os filhos e as filhas do povo brasileiro.
Lula em Congresso da UNE.
Deixe seu comentário