Deputada defende Michelle: 'Tirar minha prótese nunca vai me constranger'
Do UOL, em São Paulo
17/07/2023 13h38Atualizada em 17/07/2023 23h25
A deputada federal Amália Barros (PL-MT) defendeu a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) após repercussão do vídeo no qual ela tira a prótese ocular durante um evento de mulheres do Partido Liberal.
O que aconteceu:
Em um vídeo postado em redes sociais, Amália disse que tirar a prótese "não é um problema" para ela, e que o gesto a faz ter "mais força" para lutar. "Eu me acho linda assim, com prótese, sem prótese", afirmou. O episódio, que gerou críticas nas redes sociais, aconteceu sábado (15) em João Pessoa.
A deputada afirmou, ainda, que tem uma relação de amizade e intimidade com ex-primeira-dama: "Se não fosse a Michelle, esse país não teria reconhecido as pessoas que não têm um olho como pessoas com deficiência. Porque foi graças ao esforço dela que o presidente Bolsonaro, em 2021, sancionou a lei monoculares", disse.
Depois, Michelle compartilhou o vídeo da parlamentar e escreveu que a amizade delas "sempre foi baseada em respeito, amor e cumplicidade". "Juntas, iremos continuar trabalhando por quem mais precisa. Te amo, amiga", finalizou a ex-primeira-dama.
Isso não é um problema para mim. Pelo contrário, tirar a minha prótese, me aceitar assim, do jeitinho que eu sou, me faz ter mais força para lutar pelas pessoas que estão passando pelo que eu já passei. [...] Tirar a minha prótese nunca vai me constranger
Deputada federal Amália Barros (PL-MT)
Entenda o caso:
Ao passar a palavra à deputada no evento, Michelle condicionou a entrega do microfone à retirada da prótese. Ao receber a prótese de Amália, a ex-primeira-dama a colocou no próprio bolso.
"Eu amo vê-la sem prótese, gente. Eu sei que seu trabalho é esse, amiga, mas tira", disse Michelle. Sorrindo, a deputada afirmou: "Ela sempre faz isso, e eu ainda não aprendi a vir sem prótese".
O vídeo chamou a atenção de internautas pela situação de exposição da deputada e também pelo ato de Michelle guardar a prótese da parlamentar no bolso. "Se a pessoa escolheu se apresentar de uma forma, por que ela [Michelle] provoca esse constrangimento? Indelicado demais", disse uma internauta.
Michelle é presidente do PL Mulher, e Amália, vice. Parlamentares e correligionárias estavam na capital paraibana para o evento na tarde de sábado. Procurada por meio da assessoria do PL, a ex-primeira-dama ainda não se manifestou. A deputada também não respondeu à tentativa de contato da reportagem.