Topo

Josias: Liberado para ir a Brasília, Lula terá reunião breve com ministros

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/12/2024 11h16

O presidente Lula foi liberado pelos médicos para voltar a Brasília após realizar novos exames, e agora terá uma reunião breve e apenas com os ministros mais próximos, declarou o colunista Josias de Souza no UOL News desta quinta-feira (19).

Ele [Lula] vinha mostrando disposição nos últimos dias, recebendo ministros na sua residência em São Paulo e retorna a Brasília, e vai encontrar uma conjuntura dura de roer. O governo está enfrentando uma animosidade no Congresso Nacional, dificuldades para aprovar o seu pacote. Vamos ter hoje um dia decisivo.

O presidente, estava sendo organizado já, prevendo que o Lula retornaria, um encontro com os ministros. Inicialmente, dizia-se que esse encontro seria na Granja do Torto. Ontem se dizia que o mais provável é que o Lula preferisse fazer no Alvorada, e reduzindo muito. No final do ano passado ele fez uma reunião ministerial que durou nove horas, e o presidente, recém-operado, embora liberado pelos médicos, evidentemente não pode se submeter a uma reunião ministerial de nove horas.

Então, vai se fazer uma coisa menor, é mais confraternização do que reunião de ministros. O presidente, evidentemente, vai dar o seu recado. Prevê-se que ele fale aos ministros, que dê algumas sinalizações, até algumas broncas, mas não vai haver espaço para que muitos ministros se pronunciem durante a reunião. O que se prevê é que só os ministros palacianos ali, o Rui Costa, o Fernando Haddad, talvez. E nada mais.

Vai ser uma reunião breve e a conjuntura não é boa para o Lula. Ele está chegando num momento difícil, enfrenta desconfiança do mercado e chantagem do Congresso Nacional. De fato, vai precisar de muita energia.
Josias de Souza

Josias opinou ainda que o mais adequado para o presidente Lula seria se ausentar de seus próximos compromissos e tirasse uma licença do cargo.

Eu continuo achando que o mais adequado para o presidente, sem que ele se ausentasse das atribuições, é que ele tirasse uma licença, colocasse lá o Alckmin para cuidar da lojinha e orientaria dos bastidores. Mas sem essa fricção.

Se ele não tirou a licença, os seus interlocutores vão entender que ele está apto para o trabalho. E vão incomodá-lo a valer.
Josias de Souza

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Josias: Liberado para ir a Brasília, Lula terá reunião breve com ministros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política