Lula lamenta morte de João Donato: 'Sua música permanecerá conosco'
O presidente Lula lamentou a morte do cantor João Donato, aos 88 anos, nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, e disse que o artista foi "um dos gênios da música brasileira".
O que aconteceu:
Lula ressaltou as habilidades do músico como pianista, acordeonista, cantor e compositor, e disse que o país perdeu, hoje, "um de nossos maiores e mais criativos compositores".
"João Donato via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim", escreveu o presidente.
Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos, músicos que nele se inspiraram e fãs no mundo todo.
Lula
João Donato, pianista, acordeonista, cantor e compositor, foi um dos gênios da música brasileira. Perdemos hoje um de nossos maiores e mais criativos compositores. Nascido no Acre, foi no Rio de Janeiro que construiu sua trajetória e marcou a história da música em nosso país, com?
-- Lula (@LulaOficial) July 17, 2023
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, disse que perdemos "uma lenda da música brasileira" que projetou a Bossa Nova no mundo. "Seu legado para nossa cultura é único, como o são todas as suas criações. Meus sentimentos aos familiares e amigos", escreveu.
A causa da morte do cantor não foi divulgada. O artista enfrentava uma série de problemas de saúde e, recentemente, tratou uma infecção nos pulmões, e esteve internado em junho. A informação do falecimento foi confirmada por meio de um comunicado oficial.
"Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo", informou a equipe do músico, por meio do Instagram.
O velório será realizado no Theatro Municipal do Rio, "em horário a ser divulgado brevemente."
Ministros e políticos também se manifestaram:
Partiu João Donato, que triste!
-- Margareth Menezes (@MagaAfroPop) July 17, 2023
Tive a honra ter dividido o palco com esse grande mestre da nossa Música Popular Brasileira. pic.twitter.com/RZLFBfOIkk
A música popular está de luto. A morte de João Donato deixa o Brasil e o mundo tristes. Ele era um gênio e um músico profundamente identificado com o país. Meus sentimentos a Ivone Belém e família. As melodias de João estarão para sempre na alma do povo brasileiro. pic.twitter.com/eCdvutIfDP
-- Dilma Rousseff (@dilmabr) July 17, 2023
Antes da Bossa Nova, já havia João Donato. Cantor, compositor, arranjador e pianista de talento incomparável, foi um pioneiro da música brasileira moderna, e se manteve genial até o fim da vida, sempre cantando, gravando, fazendo shows e nos presenteando com tantos discos e? pic.twitter.com/XY2Hyd1KiE
-- Jandira Feghali (@jandira_feghali) July 17, 2023
"Eu vim, vim parar na beira do cais
-- Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 17, 2023
Onde a estrada chegou ao fim". João Donato se foi hoje aos 88 anos. Obrigado por tudo, grande maestro! pic.twitter.com/AMDv63mFwu
O Brasil se despede do genial João Donato, pianista, compositor e arranjador, que partiu aos 88 anos. Donato nos deixa uma obra imensa e que nos ensina, como ele mesmo disse, que "música e água são indispensáveis". Meus sentimentos aos familiares e fãs deste grande artista! pic.twitter.com/WysWC0d4co
-- Jaques Wagner (@jaqueswagner) July 17, 2023
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberPerdemos João Donato, um dos grandes nomes da música brasileira. Um gênio, multi-instrumentista, com obras inesquecíveis, como "Minha Saudade". O Brasil perde um pouco da essência da música brasileira, mas eterniza a história de um grande artista. Descanse em paz!
-- Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) July 17, 2023
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.