Cães farejadores, filhos agitados, Lula feliz: bastidores da posse de Zanin
O STF (Supremo Tribunal Federal) deu posse hoje ao novo ministro Cristiano Zanin, 47, que assume a 11ª cadeira do tribunal. Indicado pelo presidente Lula (PT), o advogado poderá permanecer por até 28 anos na Corte. Veja os bastidores.
Como foi a cerimônia
Vizinho. Após fazer o juramento, Zanin ocupou seu lugar no plenário ao lado de Nunes Marques, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O advogado entrou no plenário trazido pelo ministro mais novo da Corte, André Mendonça, e o decano, Gilmar Mendes.
"Estou feliz." Foi o que disse o presidente Lula ao deixar o prédio da Suprema Corte. O petista foi o primeiro a sair e a primeira autoridade a cumprimentar o novo ministro.
Governo em peso. Além do vice Geraldo Alckmin, ao menos 13 ministros de Lula também compareceram ao evento, de Flávio Dino (Justiça) a Margareth Menezes (Cultura). O plenário do STF estava lotado de convidados, boa parte ficou em pé durante a cerimônia. Do lado de fora, outros convidados acompanharam a celebração por um telão.
Filhos ansiosos. Os três filhos do novo ministro estavam serelepes antes da cerimônia, ansiosos pela entrada do pai. Durante a celebração, ficaram em silêncio, sentados na cadeira próxima a ele, que trocou olhares e sorrisos com os pequenos durante o ato. Mas, na hora dos cumprimentos, eles só receberam beijos de Lula, depois foram retirados pelo cerimonial.
Lira em silêncio. Os ministros do STF aumentaram levemente o tom de voz e puxaram um coro do público presente para cantar o Hino Nacional. Só o presidente da Câmara, Arthur Lira, não acompanhou.
Sem grades, com cães. Após meses bloqueado por grades, o Supremo desobstruiu a entrada principal para a cerimônia. Um tapete vermelho foi estendido até o final da rampa do prédio para entrada das autoridades. Nos arredores da Corte, a segurança foi reforçada, com viaturas da Polícia Militar. No prédio, agentes do STF se posicionaram em todas as entradas, alguns acompanhados de cães farejadores.
Advogada de Bolsonaro foi. Karina Kufa, que defende o ex-presidente, prestigiou a posse. Em post nas redes sociais, após compartilhar o convite, ela foi alvo de críticas de quem ela chamou de "direita burra".
Doria convidado. O ex-governador de São Paulo João Doria esteve presente na celebração em Brasília. Enquanto esperava para cumprimentar o novo ministro, conversou com vários políticos presentes.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.