Deputado do PT pede para Congresso investigar envio de dados de Lula a Cid
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) pediu para o Congresso investigar o repasse de informações sobre as viagens do presidente Lula (PT) pelo GSI ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O que aconteceu
Parlamentar chamou o episódio de "vazamento criminoso". Para Zarattini, o envio dos dados de Lula evidenciam que "existem brechas para o compartilhamento de informações sigilosas do Estado".
Deputado quer que o caso seja investigado pela CCAI, comissão da Câmara responsável por realizar o controle e a fiscalização externos das atividades de inteligência e contrainteligência.
GSI também vai investigar o repasse das informações de Lula. A informação foi confirmada pelo general Marcos Antônio Amaro dos Santos à colunista do UOL Carla Araújo.
Segundo o ministro, haverá o afastamento de pessoas envolvidas no caso. Uma das linhas de apuração é que possa ter ocorrido uma falha de permanência dos e-mails na lista de distribuição.
O vazamento mostra a incompetência do GSI, na avaliação do colunista do UOL Kennedy Alencar. "E-mails para Cid mostram que o GSI virou Gabinete de Insegurança Institucional", disse.