TSE tem 2 votos para rejeitar recurso de Deltan contra cassação do mandato
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Benedito Gonçalves votou pela rejeição de um recurso apresentado pela defesa do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) contra a decisão da corte que cassou por unanimidade o mandato dele.
O que aconteceu:
O julgamento começou hoje no plenário virtual e vai até o dia 14. Nesta modalidade, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico do TSE.
Até o momento apenas Benedito e o ministro Alexandre de Moraes votaram — ambos pela rejeição do recurso. Faltam os votos de outros cinco ministros: Nunes Marques, Cármen Lúcia, Raul Araújo, Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques.
Deltan Dallagnol é ex-coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Em maio, o plenário do TSE decidiu derrubar o registro de candidatura e cassar o mandato dele com base na Lei da Ficha Limpa.
O TSE considerou que Deltan fraudou a Lei da Ficha Limpa ao sair do MPF, em novembro de 2021. Segundo o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, ele escapou de eventuais punições que poderiam resultar em sua demissão, o que o tornaria inelegível.
Na ocasião, Deltan disse estar 'indignado' e ser vítima de vingança.