Sakamoto: Heleno, que falou tantas bizarrices, agora quer se calar na CPI

O General Augusto Heleno, que falou tantas bizarrices durante a campanha eleitoral de 2018, agora quer ficar quieto, afirmou o colunista do UOL Leonardo Sakamoto durante participação no UOL News desta segunda-feira (25).

A fala de Sakamoto se deu durante comentário sobre a notícia de que Heleno pediu autorização do STF (Supremo Tribunal Federal) para faltar ao depoimento na CPI do 8 de janeiro, previsto para amanhã.

É inacreditável. O General Heleno que tanto falou, falou pelos cotovelos, falou o que não deveria, falou coisas bizarras durante a campanha eleitoral de 2018, depois durante o próprio mandato de Jair Bolsonaro, agora quer ficar quieto.

Sakamoto relembrou algumas falas polêmicas do general, como quando fez uma paródia com a música Ladrão, referindo-se a acordos do executivo com Centrão, e também a respeito de precisar "tomar Lexotan na veia para não levar Bolsonaro a atitude drástica contra o STF".

O que é atropelar o STF? É golpe de estado. Um golpe de estado não precisa ter tanque, avião, armas. Basta que um poder comece a atuar à revelia de um outro poder, ignorando as decisões. Aí ele atropela a Constituição, joga fora das quatro linhas e acabou. O Heleno falou isso várias vezes.

Heleno na CPI pode esclarecer mandantes da tentativa de golpe, diz deputado

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) defendeu a participação de Augusto Heleno na CPI do 8 de janeiro afirmando em entrevista ao UOL News que o General pode esclarecer os mandantes da tentativa de golpe.

Ele com certeza iria esclarecer quem foram os artífices, os principais comandantes da tentativa de golpe. E ele está incluído lá junto com Braga Netto, a gente não tem dúvida disso.

Continua após a publicidade

O deputado federal lembrou do fato de que Heleno, após sair de uma reunião no Palácio do Planalto com Jair Bolsonaro, aconselhou os manifestantes que não perdessem as esperanças.

Eles estavam nessa articulação para tentar convencer as forças armadas, em sua maioria, a atuar no sentido de invalidar o processo eleitoral. Eu não tenho dúvida que se ele falar, e falar a verdade, ele vai contribuir para dizer que havia sim uma especulação.

Sakamoto: Aras foi cúmplice do carrasco da democracia

O PGR (Procurador-Geral da República), Augusto Aras foi um cúmplice do carrasco da democracia, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto ao comentar declaração do procurador de que teria agido para impedir uma guerra constitucional.

O Aras não é salvador da democracia brasileira, ele é cúmplice do seu carrasco,. Ele foi sócio do seu carrasco. O Aras protegeu Jair Bolsonaro nos momentos mais terríveis do seu mandato.

Continua após a publicidade

Sakamoto afirmou que Aras teve diversas chances de denunciar o ex-presidente, lembrando inclusive de algumas situações.

Jair Bolsonaro atacou a democracia brasileira a tal ponto que durante a pandemia de covid-19 ele falava abertamente sobre a possiblidade de golpe, todo mundo estava assustado com aquele processo. E o que acontece? O próprio MPF, ou seja, os sub-procuradores gerais, colegas de Aras, publicam uma nota pública cobrando que ele defendesse a democracia diante dos ataques de Bolsonaro. O Aras se omitiu e o MPF veio a público.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes