Conteúdo publicado há 9 meses

Influenciador que subiu rampa com Lula critica: Fala desnecessária

O influenciador Ivan Baron, ativista pela inclusão de pessoas com deficiência que subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula (PT) no dia da posse, criticou uma fala de ontem do presidente e o acusou de ter sido capacitista.

O que aconteceu

Ivan disse que é "nítido" que Lula não falou por mal, mas que não poderia deixar esse "erro capacitista passar despercebido".

"Associar o uso de tecnologia assistiva a falta de beleza é um tanto que problemático e não contribui em nada no processo de aceitação de quem precisa. Dá a entender que nossos corpos são errados e incompletos. Reforça o capacitismo", escreveu ele nas redes sociais.

"Desejo uma excelente recuperação e digo com toda convicção, o senhor jamais ficará feio usando sua bengala ou muleta", completou ele, que teve paralisia cerebral depois de uma meningite durante a infância e usa bengala para ajudar na locomoção.

Lula disse ontem que não será fotografado usando um andador após passar por cirurgia na próxima sexta-feira (29). "Vocês não vão me ver de andador, muleta, vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado, mas vou ter que ter um pouco de cuidado", disse ele durante transmissão ao vivo.

Presidente vai operar o quadril para aliviar dores de artrose. A expectativa é que ele repouse por pelo menos três semanas e despache do Planalto.

Ivan foi escolhido como um dos representantes da diversidade do povo brasileiro que entregaram a faixa presidencial a Lula na posse. No dia 1º, o presidente subiu a rampa do palácio presidencial ao lado de Ivan, do cacique Raoni, da catadora Aline Sousa, do professor Murilo Jesus, do metalúrgico Weslley Rocha, dos apoiadores Jucimara dos Santos e Flávio Pereira e do menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva.

Deixe seu comentário

Só para assinantes