Conteúdo publicado há 9 meses

Tales: Setor do PT espera que Janja convença Lula a indicar mulher ao STF

Integrantes do PT esperam que Janja influencie na escolha do novo ministro do STF, já que o presidente Lula (PT) ficará recluso até o final do mês de outubro por causa de uma cirurgia no quadril na próxima sexta-feira (29), disse o colunista do UOL Tales Faria em comentário ao UOL News da tarde desta quarta-feira (27).

A expectativa que estou notando entre petistas mulheres e petistas homens que defendem maior papel da mulher no governo, é que a Janja nesse período de primeira-ministra, de pessoa que fala no ouvido do presidente por mais tempo, consiga convencê-lo a mudar de posição em relação às indicações para o STF, que coloque alguma mulher nisso daí.

Não é impossível que Janja o convença a mudar de posição, já que Lula não está muito propenso a levar em conta a questão de gênero. Janja é favorável a ter uma mulher no STF ou na Procuradoria-Geral da República.

Essa é uma questão que volta à tona com esse período em que Lula ficará se recuperando e com os ouvidos à disposição da primeira-dama. Ela tem seu poder e vai ter poder.

Tales relembra que, além de Janja, outras primeiras-damas também tinham influência e a esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso, que era antropóloga e pesquisadora, tinha atuação no governo.

Toda primeira-dama tem poder. A Michelle [Bolsonaro] tinha poder, falava no ouvido do presidente. Ruth Cardoso tinha poder.

Ruth Cardoso tinha um tema para tratar, que era a questão social. Fernando Henrique colocou ela para tratar disso. Lula poderia ter feito isso com a Janja, talvez em relação ao Bolsa Família, mas não foi feito.

Janja poderia assumir uma agenda específica no governo federal, diz cientista política

Continua após a publicidade

A cientista política Graziella Testa avalia que seria interessante que Janja tivesse uma agenda específica no governo Lula.

Seria interessante para o governo Lula, já que ele está com uma mulher com um passado de aplicação de políticas públicas, encontrar uma agenda específica para que Janja toque e seja, de fato, sua pauta durante o governo.

Não tenho dúvida de que a atuação do companheiro do governante, ela sempre é relevante. Seja qual for a formação, sempre vai ter um papel.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes