Após cirurgia de Lula, Janja vai de primeira-dama a primeira-ministra
O presidente Lula (PT) irá realizar uma cirurgia no quadril na próxima sexta-feira (29) e deverá ficar afastado das atividades presidenciais pelo menos até o final do mês de outubro. Durante o programa Análise da Notícia, o colunista do UOL José Roberto de Toledo afirmou que a primeira-dama Janja irá exercer um papel de uma espécie de liderança política, uma vez que será a pessoa que terá contato mais próximo com o presidente.
No pós-operatório de Lula, primeira-dama deve virar primeira-ministra.
José Roberto de Toledo
Lula irá precisar de pelo menos três semanas de recuperação após sair do hospital. O presidente irá realizar a cirurgia na sexta-feira (29) e, se tudo ocorrer dentro do previsto, ficará no hospital até a próxima terça-feira, dia 3 de outubro. Após receber alta, Lula terá uma recuperação lenta e ficará pelo menos três semanas "preso" no Palácio do Alvorada. No mínimo até o dia 24 de outubro o presidente terá que fazer fisioterapia e caminhadas para se adaptar a prótese e recuperar os movimentos.
Presidente precisará de auxílio na recuperação. Durante o período de recuperação e fisioterapia, Lula precisará contar com o auxílio de muletas ou de um andador para fazer suas caminhadas em segurança. O presidente irá sentir falta de contato com o público, pois além de a sua recuperação durar pelo menos até 24 de outubro, ele também não poderá realizar viagens pelo menos até 31 de outubro. A depender da velocidade de sua recuperação, o período sem viagens poderá se estender até 14 de novembro, ou seja, será mais de um mês "preso" em Brasília.
Acesso a Lula será filtrado por Janja. Lula estará todo o tempo no Alvorada, mas não em eventos, e sim se recuperando de uma cirurgia. Nesse período apenas Janja terá acesso ilimitado ao presidente, pelo menos durante o mês de outubro, e irá fazer o filtro de quem vai poder ter contato com o presidente ou não, usando o argumento médico da operação.
Veremos um mês com uma primeira-ministra no governo Lula, que será a Janja.
José Roberto de Toledo
Monopólio da orelha de Lula. Durante todo o mês de outubro, pelo menos, Janja vai ter quase o monopólio da orelho e do acesso ao presidente Lula. Dessa forma, a primeira-dama irá controlar todo o acesso ao presidente e irá se tornar uma espécie de primeira-ministra, tendo praticamente o único contato com Lula durante o período de recuperação.
***
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.