Alckmin lidera comitiva do governo ao Amazonas em meio a seca severa
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vai liderar a comitiva do governo federal que visitará o Amazonas nesta quarta-feira (3) em meio a seca severa que atinge o Estado.
O que aconteceu:
Além de Alckmin, a comitiva contará com a presença de seis ministros e representantes de outros ministérios. A visita ao Amazonas foi determinada pelo presidente Lula (PT), que não poderá ir por estar em recuperação após passar por uma cirurgia.
O governo federal vai avaliar a situação de estiagem que atinge 58 municípios do Amazonas, além de Rondônia e Acre, que já afetou pelo menos 500 mil pessoas.
Alckmin disse que serão anunciadas algumas iniciativas para socorrer a região. Entre elas, a realização de duas obras de dragagem, uma no Rio Solimões e outra no Rio Madeira, para recuperar a capacidade de navegação de ambos. A primeira obra terá 8 km de extensão, com duração de 30 dias e custo de R$ 38 milhões. A segunda, em 12 km, terá duração de 45 dias e custo de R$ 100 milhões.
Outras iniciativas. O governo também avalia a liberação de seguro-defeso aos pescadores pelo período em que foram prejudicados pela seca. Serão enviados 191 brigadistas para reforçar a equipe local no controle de incêndios, além do envio de alimentos, água, combustível e medicamentos para a população afetada.
"Vamos lá pra ouvir, dialogar com quem está vivendo o problema, autoridades, governador, prefeitos, parlamentares, sociedade civil organizada, setor produtivo. Ver o problema in loco e ajudar", afirmou Alckmin.
Quem participa da comitiva:
- Geraldo Alckmin - vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
- Marina Silva - ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática;
- Sônia Guajajara - ministra dos Povos Indígenas;
- Waldez Góes - ministro da Integração e Desenvolvimento Regional;
- Silvio Costa Filho - ministro dos Portos e Aeroportos;
- Alexandre Silveira - ministro de Minas e Energia
- José Mucio Monteiro - ministro da Defesa
- Fernanda Machiaveli - secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
- Também estão confirmadas as presenças de representantes dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e Dnit.
Deixe seu comentário