Alcolumbre marca para semana que vem sabatina de indicados de Lula ao STJ
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado anunciou que as sabatinas dos indicados por Lula ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) serão realizadas na semana que vem.
O que aconteceu
Alcolumbre disse que vai aproveitar anúncio de esforço concentrado feito por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, para fazer as sabatinas. O chefe da CCJ afirmou que não colocará em pauta a análise de matérias.
Ele [Rodrigo Pacheco] convocou esforço concentrado para a próxima semana com a presença física dos senadores no Senado Federal. Já que ele convocou, eu como presidente da comissão, informo que na semana que vem não teremos deliberação de matérias. Vou aproveitar o esforço concentrado determinado pelo presidente Rodrigo Pacheco e vamos fazer a sabatina das três autoridades indicadas para o STJ, que está pendente de deliberação.
Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da CCJ
Indicações estavam paradas há mais de um mês
Em setembro, Lula indicou os desembargadores Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e Teodoro Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará, para as duas vagas abertas de ministro do STJ.
José Afrânio Vilela é ex-vice-presidente do TJMG e contou, dentro do STJ, com o apoio do ministro João Otávio de Noronha. Ele também foi apoiado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MDB).
Teodoro Santos, por sua vez, era o único nordestino na disputa e tinha aval do ministro da Educação, Camilo Santana.
Antes dos desembargadores, Lula nomeou a advogada Daniela Teixeira para uma das vagas no STJ reservadas à advocacia. O gesto de indicar uma mulher à Corte foi lido como um sinal de que o petista não deverá, necessariamente, escolher uma jurista para a vaga de Rosa Weber, no Supremo.