'Parlamentar vive de atenção', diz vice do Senado sobre governo Lula
O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), falou sobre a relação da Casa com o governo Lula (PT).
O que aconteceu
O senador diz que a articulação política do governo melhorou, mas que parlamentar "vive de atenção, de ser lembrado". A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo.
Insatisfação do Senado não é só em relação ao pagamento de emendas parlamentares. Segundo apurou a Folha, os senadores também cobram a nomeação de aliados no governo e reclamam que não são chamados para agendas de Lula.
Derrotas do governo no Senado
O governo Lula vem amargando derrotas no Senado nos últimos meses. Em outubro, os senadores rejeitaram a indicação de Lula para a DPU (Defensoria Pública da União) em um duro recado ao governo, que expôs o clima de insatisfação na Casa.
O Senado aprovou a prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores, o que pode dificultar planos da equipe econômica para zerar o déficit para 2024.
O Senado também está colocando em votação pautas anti-STF, o que pode gerar uma crise entre os Poderes e atrapalhar o ambiente político, avaliou o Planalto, segundo a Folha.
Todas as vezes em que se aborda alguma insatisfação do Legislativo perante o Executivo, se fala que determinada emenda indicada não foi empenhada ou depois não foi paga. Não é isso. O parlamentar vive de atenção, de ser lembrado, estar presente, poder ser ouvido? É uma aproximação.
Se você tem um desejo de remeter uma demanda ao Congresso, e se o faz de forma esmiuçada, antecipadamente, o processo nas duas Casas será muito mais rápido.
Senador Veneziano Vital do Rêgo
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.