Quaest: Lula termina ano em alta com nordestinos e em baixa com evangélicos

A aprovação do governo Lula (PT) é de 54%, enquanto a desaprovação é de 43%, aponta pesquisa da Genial/Quaest realizada em dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O que diz a pesquisa

A desaprovação do governo Lula oscilou de 42% para 43% desde outubro. Já a aprovação foi de 54%, assim como dois meses atrás; 3% não souberam responder.

Nordeste é quem melhor avalia o primeiro ano do governo Lula, com 70% de aprovação e 28% de desaprovação. A nota média na região foi de 6,9 (de 0 a 10), segundo a sexta e última pesquisa do ano feita pelo instituto.

No Sul, 51% desaprovam, enquanto 46% aprovam. Sudeste (49% aprovam e 47% desaprovam) e Centro-oeste/Norte (51% aprovam e 47% desaprovam) tiveram empate técnico, considerando a margem de erro.

Evangélicos desaprovam, e católicos aprovam Lula. No primeiro grupo, mais identificado com o ex-presidente Jair Bolsonaro, a avaliação negativa foi de 56% enquanto a positiva foi de 41%. Entre os católicos, 61% aprovam e 37% desaprovam o governo.

Pesquisa Genial/Quaest: notas para o governo Lula em dezembro de 2023
Pesquisa Genial/Quaest: notas para o governo Lula em dezembro de 2023 Imagem: Reprodução / Pesquisa Genial-Quaest / dez.2023

Pobres aprovam; ricos desaprovam. Para quem recebe até 2 salários mínimos, a aprovação é de 64%, contra 33% de desaprovação. Para quem ganha mais de 5 salários mínimos, a desaprovação é de 55%, contra 41% de aprovação.

Aprovação entre pretos e pardos, e empate técnico entre brancos. 63% dos pretos aprovam Lula, enquanto 35% desaprovam; entre pardos, fica 57% x 41%; entre brancos, 49% aprovam e 47% desaprovam (empate na margem de erro).

Continua após a publicidade

Lula é melhor avaliado no público feminino (55% aprovam e 41% desaprovam). No masculino, fica 52% a 46%.

Aprovação entre os que têm menor escolaridade, e desaprovação entre os que têm maior. 65% dos que estudaram até o ensino fundamental aprovam o governo Lula e 32% desaprovam; há empate técnico entre quem tem ensino médio completo ou incompleto (50% aprovam e 47% desaprovam), e para quem tem ensino superior incompleto ou mais fica 55% de desaprovação e 43% de aprovação.

Pesquisa Genial/Quaest - aprovação do governo Lula por idade
Pesquisa Genial/Quaest - aprovação do governo Lula por idade Imagem: Reprodução / Pesquisa Genial-Quaest

Haddad em alta

Fernando Haddad (Fazenda) foi citado como o melhor ministro por 7% dos entrevistados. De malas prontas para o STF, Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) teve 4%; Camilo Santana (Educação) aparece com 2% das menções.

Continua após a publicidade

Vitórias importantes no Congresso também refletiram na opinião popular. Subiu de 41% para 50% a porcentagem dos que acham que Lula tem uma relação melhor com o Legislativo que Bolsonaro. Os que acham a relação é pior caíram de 43% para 36%.

A opinião dos entrevistados sobre a economia do país ficou estável nos últimos três meses: 34% acham que melhorou, 33% que ficou igual e 31% que piorou nos últimos 12 meses.

Pontos positivos e negativos

Viagens para fora do Brasil, a não condenação do Hamas como "grupo terrorista" e a retomada de relações com a Venezuela foram citados como o maior erro do petista por 5% dos entrevistados. Impostos para a compra armas (4%) também foram lembrados.

Retomada do Minha Casa Minha Vida e aumento no valor do Bolsa Família foram lembrados como maior acerto por 7% cada um. Farmácia Popular e Desenrola Brasil foram mencionados por 6%.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro. Ao todo, foram feitas 2.012 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados, segundo o instituto.

69 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Flavio Bernardes da Silva

O bolsonarismo destruiu várias igrejas evangélicas, que não estão mais alinhadas com o Evangelho e o verdadeiro Messias (Jesus). Vi isto com meus próprios olhos. Triste realidade.

Denunciar

Evna Maria de Camargo Arruda

Pessoas que seguem P I L A N T R A S como Edir Macedo, Valdemiro Santiago, Malafaia, R.R.Soates, Bispo Hernandes têm algum senso crítico? São todos amigos do Bozo, portanto...

Denunciar

Paulo Roberto Rodrigues

Se está em baixa com evangélicos significa que ele é ótimo!!

Denunciar