Conteúdo publicado há 3 meses

Governo federal lança plano de ação para prevenção a feminicídios

O governo federal divulgou quais ações farão parte do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, lançado em agosto de 2023.

O que aconteceu

O plano de ação tem um orçamento previsto de RS 2,5 bilhões a ser repartido entre 11 ministérios. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que apresentou 73 ações que serão feitas no âmbito do Pacto.

Pacto tem medidas para evitar a violência, combater a misoginia e para garantir medidas de reparação a vítimas ou a seus familiares. As três linhas principais são chamadas de "eixos". Além deles, a ministra também anunciou um esforço para coletar dados e produzir novas normas que possam orientar políticas públicas.

Entre as ações, estão repasses para centros de acolhimento de vítimas de violência, campanhas de conscientização e novos editais para pesquisa de gênero. É possível conferir o documento com as 73 ações anunciadas aqui.

Em meio à queda de popularidade, Lula pediu maior esforço dos ministérios na comunicação de ações à população. A primeira reunião ministerial do ano, realizada na segunda-feira (18), teve maior pressão sobre Nísia Trindade, da Saúde, mas Cida Gonçalves também foi citada, já que Lula quer fazer da lei de igualdade salarial uma "marca do governo".

O nosso trabalho é garantir que nós não tenhamos tantas mulheres mortas nesse país, porque feminicídio são mortes evitáveis. Para prevenir o feminicídio, há várias ações que estão colocadas de educação, de cultura, na questão de garantir as Casas da Mulher Brasileira, os Centros de Referência, garantir qualificação e formação permanente.
Cida Gonçalves, ministra da Mulher

Deixe seu comentário

Só para assinantes