Lula põe Janja para apresentar projeto do governo em MG: 'Minha assistente'

O presidente Lula (PT) chamou nesta quinta-feira (27) a primeira-dama Janja da Silva para apresentar um projeto de comunicação do governo federal em Contagem (MG).

O que aconteceu

É a primeira vez que a primeira-dama faz uma apresentação em um evento oficial do governo. Janja foi convocada para explicar o que é o ComunicaBR, uma plataforma da Secom (Secretaria de Comunicação Social) que mostra os feitos da União por cidade ou estado.

"Esse é um site muito importante. Lá no meu Instagram tem um videozinho explicando bem direitinho como faz", disse a primeira-dama. Ela mostrou os dados da cidade de Contagem, com exemplos de saúde e educação, como números de fármácia popular, equipes de saúde da família e estutandes no ensino técnico. "Esse site é importante para você saber o que está sendo investido no município e você fiscalizar", completou.

Lula a apresentou inesperadamente. "Vou pedir pra Janja vir aqui, porque ela é a minha assistente aqui", disse. "Parece o Silvio Santos e a mulher dele falando. Vai ser uma dupla famosa daqui para frente", completou o presidente depois da fala da esposa.

Ela, por sua vez, abriu a apresentação agradecendo ao cantor mineiro Milton Nascimento. "Queria mandar um beijo para uma pessoa que eu amo de coração, que é o Milton Nascimento. Cresci ouvindo Milton Nascimento, então eu não posso chegar em Minas e não me lembrar de Milton Nascimento."

Janja também saudou a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT). "É muito importante. Nós precisamos cada dia mais fomentar candidaturas de mulheres. A gente sabe a violência política que as mulheres sofrem quando são candidatas, mas a gente precisa continuar persistindo para estar presente cada vez mais."

Influência na Secom

A primeira-dama foi chamada hoje mesmo com o ministro interino da Secom, Laércio Portela, presente. Como o UOL mostrou, Janja tem aumentado seu poder sobre a Secretaria de Comunicação do governo desde a ida de Paulo Pimenta (PT) para comandar o ministério de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, segundo aliados do presidente.

As redes sociais têm sido seu foco. Nos bastidores, bate na tecla que o governo tem de impulsionar sua comunicação digital, para atingir públicos diferentes em menos tempo. Não à toa, o projeto apresentado por ela hoje é um programa digital da Secom.

Deixe seu comentário

Só para assinantes