Conteúdo publicado há 1 mês

Vereador pede minuto de silêncio a homem que matou a esposa e é criticado

Um vereador de Feira de Santana (BA) pediu um minuto de silêncio durante sessão em homenagem a um homem suspeito de feminicídio e suicídio em seguida. O pedido foi criticado por um colega parlamentar.

O que aconteceu

O vereador José Carneiro (MDB) pediu um minuto de silêncio em respeito a um guarda municipal. Mackeyb Oliveira da Silva é suspeito de ter matado a esposa a tiros e tirado a própria vida em seguida, na última quinta-feira (21).

A solicitação foi negada pela Câmara Municipal. ''Um cidadão que infelizmente cometeu um crime, mas era uma pessoa querida nessa cidade. Todo ser humano tem seus momentos de fraqueza'', defendeu José Carneiro.

O pedido também foi repudiado pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL). ''Quero falar de um absurdo que ocorreu no início dessa sessão, um colega cometeu um equívoco muito grande, pediu um minuto de silêncio, que é uma forma de homenagem, a um sujeito que assassinou a companheira", disse.

O parlamentar defendeu que o silêncio deveria ser pela vítima. ''Não acredito que é cabível, ainda mais no mês de março, de luta das mulheres, a câmara conceder um minuto de silêncio. Se houver minuto de silêncio, deve ser à vítima, barbaramente assassinada'', afirmou.

Após a repercussão do episódio, o vereador José Carneiro publicou uma retratação em suas redes sociais. ''Fui bastante infeliz em querer homenageá-lo. Quero ser solidário à família da vítima e reconhecer o erro cometido, pedindo desculpa a todas as mulheres."

Entenda o caso

Mackeyb Oliveira da Silva fez disparos contra Geisa de Assunção Santiago. O caso ocorreu na noite do dia 21 de março, no bairro Sim.

O casal teria discutido. Os dois voltaram para cada do estabelecimento comercial que tinham juntos quando começaram a brigar dentro do carro.

Continua após a publicidade

O guarda municipal se matou em seguida. A Polícia Civil solicitou perícias e está investigando o incidente.

Centro de Valorização da Vida

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Em caso de violência, denuncie

Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie.

Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares.

Continua após a publicidade

Também é possível realizar denúncias pelo número 180 — Central de Atendimento à Mulher — e do Disque 100, que apura violações aos direitos humanos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes