Topo

OPINIÃO

Maierovitch: Moraes se precipita, faz estardalhaço com Musk e prejudica STF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/04/2024 11h30

Alexandre de Moraes se precipita e compromete a imagem do STF (Supremo Tribunal Federal) ao rebater os ataques promovidos pelo dono do X (antigo Twitter) Elon Musk, disse o jurista e colunista Wálter Maierovitch no UOL News desta segunda (8).

Moraes se precipita, toma o lugar do Ministério Público e repete o episódio do aeroporto de Roma. Faz esse estardalhaço, que não é função dele. Se ele é atacado, há no Estado Democrático de Direito quem vai cuidar disso e promover medidas.

Ele é um juiz, uma figura inerte. O que Moraes faz? Arruma uma briga e monta um ringue que prejudica a imagem do Supremo. O estamento do Musk é embaixo; Moraes o chama para cima, no nível do Supremo. Ele se antecipa, invade atribuições do Ministério Público e quebra a postura de um magistrado.

Moraes tem que pôr na cabeça que isso tudo favorece o golpismo bolsonarista, que está querendo fazer um novo encontro nacional. Será que estamos no campo da burrice aguda? Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Maierovitch criticou Musk por sugerir o impeachment de Moraes e considera que está se dando uma um destaque maior ao empresário do que ele realmente deveria ter.

Musk é um boquirroto, um falastrão conhecido, endinheirado, e maneja redes sociais. Ele agitou delirantes golpistas bolsonaristas. Ele finge não saber que as decisões do Supremo decorrem da soberania nacional para defender a Constituição, o Estado Democrático de Direito e a liberdade de expressão.

Não cabe impeachment [de Moraes]. As decisões do Supremo podem ser atacadas por recurso. Que importância tem a sugestão de um sujeito que vive e fatura com a mentira, não tem compromisso com a verdade e nem com a democracia? Estamos enchendo a bola desse sujeitinho. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Elon Musk atacou soberania nacional, diz relator do PL das Fake News

Ao acusar Alexandre de Moraes de praticar censura por suspender determinadas contas do X (antigo Twitter), Elon Musk atacou a soberania nacional, afirmou o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL das Fake News.

Trataria o ataque de Musk no plano institucional. A crítica que ele fez foi, sobretudo, ao STF e suas posições, que têm sustentado todas as decisões do inquérito. É, no limite, um ataque à soberania do Brasil. O que não é respeitável é um bilionário estrangeiro querer ditar regras e o funcionamento de instituições no Brasil. Atacar abertamente um ministro ou a Corte é igualmente grave. Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP)

Tales: Bolsonaristas se dizem patriotas, mas apoiam estrangeiro golpista

Tales Faria chamou a atenção para o comportamento dos bolsonaristas, que exaltam o patriotismo como uma de suas virtudes, mas abraçam um empresário estrangeiro como Musk, que apoia o golpismo e ataca Alexandre de Moraes.

O mais curioso nessa história toda é que os bolsonaristas se dizem patriotas, mas apoiam um estrangeiro golpista em atos contra a Justiça brasileira. Nas passeatas, eles colocam bandeiras de Israel, da Argentina, dos Estados Unidos... É um patriotismo muito estranho dos bolsonaristas. São patriotas que fazem quebra-quebra no Congresso, no STF, no Palácio do Planalto. Tales Faria, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maierovitch: Moraes se precipita, faz estardalhaço com Musk e prejudica STF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política