Eliziane engrossa coro de políticos que condenam erotismo em universidade

A senadora governista Eliziane Gama (PSD-MA) engrossou o coro dos parlamentares críticos à apresentação erótica de uma cantora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O que aconteceu

Eliziane é ex-aluna da UFMA. Ela foi às redes sociais neste domingo (20) reprovar a apresentação da cantora. "Lamentável a apresentação de cantora no contexto de um debate supostamente científico ocorrido na Universidade Federal do Maranhão."

Imagens chulas, que não ajudam em nada a luta por direitos e liberdade. Como parlamentar e egressa da UFMA deixo meu total repúdio.
Eliziane Gama, senadora

A cantora e compositora Tertuliana Lustosa subiu em uma mesa em uma sala de aula e mostrou os próprio glúteos durante a apresentação de um seminário na UFMA na quinta-feira (17). Ela ainda cantou uma canção com letra de cunho sexual.

Outros políticos já condenaram a apresentação. O presidente da Comissão de Educação na Câmara, o deputado Nicolas Ferreira (PL-MG), prometeu acionar a Procuradoria-Geral da República para investigar a apresentação.

Eliziane e Nicolas são evangélicos e adversários políticos. Mas eles não foram os únicos, à esquerda e à direita, a condenarem a apresentação.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) lembrou que é preciso discutir temas mais importantes em eduçação, como "um novo plano nacional de educação decente", e não o tema da palestra da cantora, que era "Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul global". "Cenas lamentáveis em uma universidade federal: apresentação erótica, de uma cantora travesti, dentro de uma sala de aula da UFMA", afirmou Adriana.

Continua após a publicidade

Pelo PT, também houve críticas. O ex-superintendente de Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul e ex-candidato a prefeito de Dourados, Tiago Botelho, chamou a apresentação de "indefensável". "Tal atitude reprovável só fortalece discursos isolados contra a universidade pública. Tenho 10 anos de universidade pública e nunca vi nada como aquilo e não concordo com tal prática."

O cantor do Ultraje a Rigor, Roger, desdenhou: "Não falha nunca: esquerda e c*** são inseparáveis."

Militantes do PSB também criticaram. A candidata a vereadora pelo Rio de Janeiro Beta Bastos (PSB) disse a situação é "inadmissível" e que "tudo tem limites". "A verdadeira militância deve tomar providências severas!"

Continua após a publicidade

Letra de música dizia "ensinar gostoso"

Na apresentação, a artista cantou música com letra erótica. "Vou te ensinar gostoso dando aula na sua p***. Aqui não tem nota nem recuperação. Não tem sofrimento, se aprende com tesão. De quatro. E c***, c***, c***." Na sequência, ela sobe na mesa e levanta o vestido, mostrando os glúteos.

A UFMA disse que vai investigar o caso. "Entendemos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia, mas também ressaltamos a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade", afirmou a instituição de ensino em nota.

Tertuliana já fez apresentações polêmicas em duas universidades da Bahia, a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e na Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

Cantora se defendeu e disse que sofre preconceito. "Existe muito preconceito, pois a minha pedagogia liberta e traz a linguagem do paredão e do pagode baiano, que é marginalizado, criminalizado e subjugado", afirmou ela, em entrevista ao UOL.

6 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Arlindo Orsini Rodrigues de Lima

GOSTARIA DE SABER ( VARIOS VÍDEOS NA INTERNET) COMO UMA PESSOA QUE CHAMOU LULA DE CORRUPTO PODE AGORA SER MINISTRA DELE?

Denunciar

Paulo Mello

Essa aí não defende as pautas dos progressistas, como diminuicao da desigualdade social, desenvolvimento sustentavel etc. Está mais para uma destrambelhada 

Denunciar

Joao Carlos dos Santos

não deveria existir universidades pública, primeiro porque só entra que vem de um ótimo ensino médio, segundo porque a maioria é classe média alta pra cima.  o povão anda de ônibus trem metrô e trabalha de dia para estudar nas UNISKINAS a noite 

Denunciar