Nikolas aciona PGR para investigar apresentação com glúteos na UFMA

O presidente da Comissão de Educação na Câmara, deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), vai acionar a Procuradoria-Geral da República para investigar uma apresentação realizada na Universidade Federal do Maranhão em que uma cantora mostrou os glúteos.

O que aconteceu

Deputado anunciou medidas após a repercussão nas redes sociais de uma apresentação de grupo de pesquisa sobre gênero ocorrida na quinta-feira (17). Informação foi revelada pelo Metrópoles e confirmada pelo UOL com a equipe de gabinete do parlamentar, que não disponibilizou cópia do documento que deve ser enviado à PGR. Segundo a Procuradoria-Geral, o documento não chegou ainda.

Nikolas também cobrou explicações da universidade e disse que irá discutir o tema na Comissão de Educação. A cantora e compositora Tertuliana Lustosa subiu em uma mesa em uma sala de aula e mostrou os glúteos durante a apresentação durante um seminário organizado pelo Gaep (Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política), sobre "Dissidências de Gênero e Sexualidade".

Na apresentação, a artista cantou música com letra erótica. "Vou te ensinar gostoso dando aula na sua p**. Aqui não tem nota nem recuperação. Não tem sofrimento, se aprende com tesão. De quatro. E c, c*, c*." Na sequência, ela sobe na mesa e levanta o vestido, mostrando os glúteos.

Público que estava presente gritou e aplaudiu a performance. O vídeo da apresentação circulou pelas redes sociais. Alguns internautas repudiaram a palestra em uma universidade pública e pediram, inclusive, a prisão da artista.

Cantora relembrou repercussão parecida no ano passado. Ao UOL, ela rebateu: "Não fico surpresa [com esse tipo de comentário] não. Inclusive já aconteceu essa repercussão outras vezes no ano passado", disse ela, ao relembrar de polêmica parecida ocorrida na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e na Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Após repercussão, a UFMA se manifestou por meio de comunicado. "A Universidade é um espaço plural e de diálogos, dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo. Por isso, entendemos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia, mas também ressaltamos a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade."

4 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


João Luís Nery

Esquece. A PGR do lule é capaz de aplaudir mais essa baixaria da esquerda

Denunciar

Eduardo Newton Oliveira Vieira

Essa foi uma "palestrante" contratada com dinheiro público para fazer isso. 

Denunciar

Mario Dionel da Silva

Será que ela precisava fazer essa palhaçada?

Denunciar