Você só está pronto para transar se passar neste teste
Camisinha você nunca esquece, não é!? Também sabe quais são as doenças sexualmente transmissíveis existentes e o que elas podem causar em você ou no seu parceiro ou sua parceira sexual, correto? Quer transar com a cabeça tranquila de que está tudo ok? Faça o teste! Veja se já domina tudo.
- 112
Quais dessas são Doenças Sexualmente Transmissíveis?
- Cancro mole, gonorreia e síflis
- Infecção pelo HPV e tricomoníase
- Herpes e hepatites B e C
- Todas as anteriores
Sem esquecer que a infecção por HIV também é DST
As DST's podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Feridas, corrimentos ou verrugas no ânus e nos órgãos genitais são sinais de doença. Os corrimentos têm cheiro forte, colorações diferentes e muitas vezes causam dor ao urinar e durante a transa. Também podem surgir sintomas na palma das mãos, olhos, língua. Mas as DST's podem não apresentar sintomas.
- 212
Você só pega DST's se tiver sexo com penetração
- Verdadeiro
- Falso
Você pode pegar DST's pelo sexo oral, anal, compartilhando objetos...
Não é só pela penetração que as DST's são transmitidas. O sexo oral e o compartilhamento de brinquedos sexuais podem transmitir doenças. Ela pode ocorrer também da mãe para a criança na gestação, parto ou amamentação. E compartilhar seringas e agulhas para uso de drogas transmite DST?s. No caso da transmissão sexual, a melhor forma de se prevenir é utilizar a camisinha masculina ou feminina em qualquer tipo de relação.
- 312
Você pode pegar a mesma doença por sexo diversas vezes
- Verdadeiro
Hepatite dá imunidade; HIV e herpes são para sempre
Apenas a hepatite deixa a pessoa com imunidade. Segundo o médico e especialista em sexualidade Jairo Bouer, quem já contraiu hepatite B, por exemplo, adquire defesas contra a mesma doença e contra a hepatite C. As outras DSTs podem ser contraídas mais de uma vez. Sendo que o HIV e a herpes genital não possuem cura.
- Falso
- Verdadeiro
- 412
Mulheres que transam só com outras mulheres estão livres de DST's
- Verdadeiro
- Falso
Todas as DST's são transmissíveis para todos
Uma mulher que tenha relações sexuais com outra mulher que esteja infectada pode contrair uma DST simplesmente pela troca de fluídos corporais. O compartilhamento de brinquedos sexuais e o sexo oral sem camisinha também possibilitam a transmissão. Jairo Bouer explica que no caso de algumas doenças, o risco é maior para homens que transam com homens por haver mais homens infectados.
- 512
DST's nem sempre apresentam sintomas
- Verdadeiro
Mesmo sem ter sintomas você pode transmitir a doença
Segundo Jairo Bouer, gonorreia, sífilis e clamídia podem ser assintomáticas. Uma pessoa infectada pelo vírus HIV pode ficar por até 10 ou 15 anos sem nenhum sinal. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids - que é a doença propriamente dita, caracterizada por baixa imunidade que permite o aparecimento de doenças oportunistas. Mesmo sem sintomas, as DST's podem ser transmitidas para outras pessoas. É importante realizar exames de rotina e se proteger em todas as situações.
- Falso
- Verdadeiro
- 612
Se você tem menos de 18 anos, seus pais precisam autorizar a realização de teste de DST
- Verdadeiro
- Falso
Testes são sigilosos e podem se feito anonimamente
Adolescentes podem realizar o teste em serviços de saúde de forma anônima e sem precisarem de autorização. Unidades de saúde da rede SUS realizam os testes de forma gratuita, e centros especializados contam ainda com aconselhamento. Saber precocemente do contágio por alguma DST possibilita que o tratamento seja feito no tempo certo. Mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV. E é possível viver com o vírus sem ter perda de qualidade de vida.
- 712
Você pode tomar pílula do dia seguinte e coquetel contra HIV até 3 dias após o sexo desprotegido
- Verdadeiro
Três dias depois do sexo desprotegido é o limite
Sempre bom lembrar que a eficácia da pílula diminui com o passar dos dias. Em casos excepcionais, como rompimento ou não uso da camisinha no sexo, é possível tomar medicamentos que reduzem o risco de transmissão do HIV. Chamada de PEP sexual (profilaxia pós-exposição sexual), trata-se de um coquetel de medicamentos que deve começar a ser tomado até no máximo 72 horas depois da transa. Ela está disponível gratuitamente nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/aids. O médico pode avaliar o risco da exposição ao vírus para indicar ou não o tratamento.
- Falso
- Verdadeiro
- 812
Você não fica grávida quando está amamentando
- Verdadeiro
- Falso
Amamentação pode reduzir chances, mas método não é o mais seguro
A amamentação influencia na produção de hormônios da mulher, inibindo a ovulação. O método pode ter eficácia maior nos três primeiros meses. Após o sexto mês, a menstruação tende a voltar porque o bebê passa a se alimentar de outras coisas, e a mulher, a amamentar menos. Contudo, as chances de gravidez sempre existem. A mulher pode engravidar até mesmo algumas semanas após o parto, ainda que sua menstruação não tenha aparecido. Lembre-se que a ovulação ocorre antes da menstruação, e você pode não saber se está ovulando a tempo de impedir uma nova gravidez.
- 912
Camisinha estoura fácil e possui poros, por isso não é 100% segura
- Verdadeiro
- Falso
Ruptura implica risco real, mas uso errado é o maior culpado
Segundo o Ministério da Saúde, os rompimentos devem-se muito mais ao uso incorreto da camisinha do que por falha do produto. E o látex é impermeável. Mesmo quando ampliada 30 mil vezes em laboratório, nível que permite enxergar o HIV, não é possível encontrar poros. É importante usar preservativos que possuam símbolo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia). A camisinha guardada há muito tempo em local abafado, como bolso de calça, pode romper. Se isso ocorrer, pare as carícias, se lave e volte a transar com novo preservativo.
- 1012
O risco de contrair HIV é maior quando há menstruação ou ferida; também é maior no sexo anal
- Verdadeiro
Quanto mais sensível e exposta a mucosa, maior o risco
Nas relações desprotegidas, o risco de se infectar pelo HIV aumenta se o parceiro ou parceira estiver infectado pelo HIV e com uma carga viral sanguínea detectável (uma maior quantidade de HIV circulando no sangue). Também é maior se você apresentar qualquer tipo de ferimento ou lesão na região genital e se houver a presença de sangramento, como menstruação, no momento do ato sexual. E na relação anal, mesmo entre casal heterossexual, o risco é maior. A mucosa anal é mais frágil que a vaginal e pode ter ferimentos.
- Falso
- Verdadeiro
- 1112
Existem posições sexuais que evitam a gravidez
- Verdadeiro
- Falso
Espermatozoide procura o óvulo, independentemente da posição
Há uma crença de que manter relações sexuais de pé e continuar nessa posição após a transa reduziria as possibilidades de gravidez porque os espermatozoides teriam dificuldades de chegar à região das trompas, onde costuma ocorrer a fecundação do óvulo. Contudo, os espermatozoides possuem mobilidade própria, que não depende da gravidade. Apesar de ser difícil para eles o caminho até o óvulo, muitos chegam lá. A trajetória de cerca de 20 centímetros é completa por cerca de 10 mil dentre milhões de espermatozoides.
- 1212
Quais dessas situações indicam que o sexo já pode rolar?
- Você está em um relacionamento com ela
- Você já transou com ela antes e rolou um beijo de novo
- Ela está bêbada, mas não disse "não" nenhuma vez
- Nenhuma das anteriores
"Não" significa "não"; e silêncio não significa "sim"
Toda e qualquer transa só pode ocorrer se houver consentimento explícito das duas partes. "Não" significa "não". E apenas o "sim" significa "sim". Uma pessoa que está bêbada ou dormindo não pode dar consentimento. E a transa só ocorre quando a intenção de querer transar está clara e explícita. Pela legislação brasileira, o estupro é crime hediondo, com pena de 6 a 10 anos de prisão.
Saiba mais antes de fazer
Você não está sabendo quase nada sobre prevenção de DST's e gravidez. Procure saber mais sobre essas questões antes de se expor a riscos ou colocar quem você gosta em situações inseguras. Cuide de você e de seus parceiros ou parceiras sexuais.
[[pts]] de 12 pontosSaiba mais sobre sexo seguroGostou do resultado? Compartilhe!
É melhor se informar mais
Você não foi tão bem. Há temas relacionados à prevenção de DST's e gravidez que precisa entender melhor. Procure saber mais sobre essas questões antes de se expor a riscos ou colocar quem você gosta em situações de risco. Cuide de você e de seus parceiros ou parceiras sexuais.
[[pts]] de 12 pontosSaiba mais sobre sexo seguroGostou do resultado? Compartilhe!
Você entende do assunto
Você pode ter tido sorte ou realmente entende sobre temas relacionados à prevenção de DST's e gravidez. Continue procurando saber cada vez mais. Cuide de você e de seus parceiros ou parceiras sexuais. Transas seguras são muito mais prazerosas!
[[pts]] de 12 pontosTire todas as dúvidas que tiverGostou do resultado? Compartilhe!
Parabéns, você é quase um professor
Você pode ter tido sorte ou realmente entende sobre temas relacionados à prevenção de DST's e gravidez. Continue a buscar cada vez mais conhecimento. Relaxe e goze!
[[pts]] de 12 pontosTire as dúvidas que ainda tiverGostou do resultado? Compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.