Topo

Notícias


Notícias

Você só está pronto para transar se passar neste teste

Reprodução
Imagem: Reprodução

Camisinha você nunca esquece, não é!? Também sabe quais são as doenças sexualmente transmissíveis existentes e o que elas podem causar em você ou no seu parceiro ou sua parceira sexual, correto? Quer transar com a cabeça tranquila de que está tudo ok? Faça o teste! Veja se já domina tudo.

  1. 112

    Quais dessas são Doenças Sexualmente Transmissíveis?

    ThinkStock
    ThinkStock
    1. Cancro mole, gonorreia e síflis
    2. Infecção pelo HPV e tricomoníase
    3. Herpes e hepatites B e C
    4. Todas as anteriores

      Sem esquecer que a infecção por HIV também é DST

      As DST's podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Feridas, corrimentos ou verrugas no ânus e nos órgãos genitais são sinais de doença. Os corrimentos têm cheiro forte, colorações diferentes e muitas vezes causam dor ao urinar e durante a transa. Também podem surgir sintomas na palma das mãos, olhos, língua. Mas as DST's podem não apresentar sintomas.

      ThinkStock
      ThinkStock
  2. 212

    Você só pega DST's se tiver sexo com penetração

    Getty Images
    Getty Images
    1. Verdadeiro
    2. Falso

      Você pode pegar DST's pelo sexo oral, anal, compartilhando objetos...

      Não é só pela penetração que as DST's são transmitidas. O sexo oral e o compartilhamento de brinquedos sexuais podem transmitir doenças. Ela pode ocorrer também da mãe para a criança na gestação, parto ou amamentação. E compartilhar seringas e agulhas para uso de drogas transmite DST?s. No caso da transmissão sexual, a melhor forma de se prevenir é utilizar a camisinha masculina ou feminina em qualquer tipo de relação.

      Getty Images
      Getty Images
  3. 312

    Você pode pegar a mesma doença por sexo diversas vezes

    Getty Images
    Getty Images
    1. Verdadeiro

      Hepatite dá imunidade; HIV e herpes são para sempre

      Apenas a hepatite deixa a pessoa com imunidade. Segundo o médico e especialista em sexualidade Jairo Bouer, quem já contraiu hepatite B, por exemplo, adquire defesas contra a mesma doença e contra a hepatite C. As outras DSTs podem ser contraídas mais de uma vez. Sendo que o HIV e a herpes genital não possuem cura.

      Getty Images
      Getty Images
    2. Falso
  4. 412

    Mulheres que transam só com outras mulheres estão livres de DST's

    Getty Images
    Getty Images
    1. Verdadeiro
    2. Falso

      Todas as DST's são transmissíveis para todos

      Uma mulher que tenha relações sexuais com outra mulher que esteja infectada pode contrair uma DST simplesmente pela troca de fluídos corporais. O compartilhamento de brinquedos sexuais e o sexo oral sem camisinha também possibilitam a transmissão. Jairo Bouer explica que no caso de algumas doenças, o risco é maior para homens que transam com homens por haver mais homens infectados.

      Getty Images
      Getty Images
  5. 512

    DST's nem sempre apresentam sintomas

    Reprodução/Advance for Laboratory
    Reprodução/Advance for Laboratory
    1. Verdadeiro

      Mesmo sem ter sintomas você pode transmitir a doença

      Segundo Jairo Bouer, gonorreia, sífilis e clamídia podem ser assintomáticas. Uma pessoa infectada pelo vírus HIV pode ficar por até 10 ou 15 anos sem nenhum sinal. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids - que é a doença propriamente dita, caracterizada por baixa imunidade que permite o aparecimento de doenças oportunistas. Mesmo sem sintomas, as DST's podem ser transmitidas para outras pessoas. É importante realizar exames de rotina e se proteger em todas as situações.

      Reprodução/Advance for Laboratory
      Reprodução/Advance for Laboratory
    2. Falso
  6. 612

    Se você tem menos de 18 anos, seus pais precisam autorizar a realização de teste de DST

    iStock
    iStock
    1. Verdadeiro
    2. Falso

      Testes são sigilosos e podem se feito anonimamente

      Adolescentes podem realizar o teste em serviços de saúde de forma anônima e sem precisarem de autorização. Unidades de saúde da rede SUS realizam os testes de forma gratuita, e centros especializados contam ainda com aconselhamento. Saber precocemente do contágio por alguma DST possibilita que o tratamento seja feito no tempo certo. Mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV. E é possível viver com o vírus sem ter perda de qualidade de vida.

      iStock
      iStock
  7. 712

    Você pode tomar pílula do dia seguinte e coquetel contra HIV até 3 dias após o sexo desprotegido

    AP
    AP
    1. Verdadeiro

      Três dias depois do sexo desprotegido é o limite

      Sempre bom lembrar que a eficácia da pílula diminui com o passar dos dias. Em casos excepcionais, como rompimento ou não uso da camisinha no sexo, é possível tomar medicamentos que reduzem o risco de transmissão do HIV. Chamada de PEP sexual (profilaxia pós-exposição sexual), trata-se de um coquetel de medicamentos que deve começar a ser tomado até no máximo 72 horas depois da transa. Ela está disponível gratuitamente nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/aids. O médico pode avaliar o risco da exposição ao vírus para indicar ou não o tratamento.

      AP
      AP
    2. Falso
  8. 812

    Você não fica grávida quando está amamentando

    Getty Images
    Getty Images
    1. Verdadeiro
    2. Falso

      Amamentação pode reduzir chances, mas método não é o mais seguro

      A amamentação influencia na produção de hormônios da mulher, inibindo a ovulação. O método pode ter eficácia maior nos três primeiros meses. Após o sexto mês, a menstruação tende a voltar porque o bebê passa a se alimentar de outras coisas, e a mulher, a amamentar menos. Contudo, as chances de gravidez sempre existem. A mulher pode engravidar até mesmo algumas semanas após o parto, ainda que sua menstruação não tenha aparecido. Lembre-se que a ovulação ocorre antes da menstruação, e você pode não saber se está ovulando a tempo de impedir uma nova gravidez.

      Getty Images
      Getty Images
  9. 912

    Camisinha estoura fácil e possui poros, por isso não é 100% segura

    Reprodução
    Reprodução
    1. Verdadeiro
    2. Falso

      Ruptura implica risco real, mas uso errado é o maior culpado

      Segundo o Ministério da Saúde, os rompimentos devem-se muito mais ao uso incorreto da camisinha do que por falha do produto. E o látex é impermeável. Mesmo quando ampliada 30 mil vezes em laboratório, nível que permite enxergar o HIV, não é possível encontrar poros. É importante usar preservativos que possuam símbolo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia). A camisinha guardada há muito tempo em local abafado, como bolso de calça, pode romper. Se isso ocorrer, pare as carícias, se lave e volte a transar com novo preservativo.

      Reprodução
      Reprodução
  10. 1012

    O risco de contrair HIV é maior quando há menstruação ou ferida; também é maior no sexo anal

    Efe
    Efe
    1. Verdadeiro

      Quanto mais sensível e exposta a mucosa, maior o risco

      Nas relações desprotegidas, o risco de se infectar pelo HIV aumenta se o parceiro ou parceira estiver infectado pelo HIV e com uma carga viral sanguínea detectável (uma maior quantidade de HIV circulando no sangue). Também é maior se você apresentar qualquer tipo de ferimento ou lesão na região genital e se houver a presença de sangramento, como menstruação, no momento do ato sexual. E na relação anal, mesmo entre casal heterossexual, o risco é maior. A mucosa anal é mais frágil que a vaginal e pode ter ferimentos.

      Efe
      Efe
    2. Falso
  11. 1112

    Existem posições sexuais que evitam a gravidez

    Getty Images
    Getty Images
    1. Verdadeiro
    2. Falso

      Espermatozoide procura o óvulo, independentemente da posição

      Há uma crença de que manter relações sexuais de pé e continuar nessa posição após a transa reduziria as possibilidades de gravidez porque os espermatozoides teriam dificuldades de chegar à região das trompas, onde costuma ocorrer a fecundação do óvulo. Contudo, os espermatozoides possuem mobilidade própria, que não depende da gravidade. Apesar de ser difícil para eles o caminho até o óvulo, muitos chegam lá. A trajetória de cerca de 20 centímetros é completa por cerca de 10 mil dentre milhões de espermatozoides.

      Getty Images
      Getty Images
  12. 1212

    Quais dessas situações indicam que o sexo já pode rolar?

    Getty Images
    Getty Images
    1. Você está em um relacionamento com ela
    2. Você já transou com ela antes e rolou um beijo de novo
    3. Ela está bêbada, mas não disse "não" nenhuma vez
    4. Nenhuma das anteriores

      "Não" significa "não"; e silêncio não significa "sim"

      Toda e qualquer transa só pode ocorrer se houver consentimento explícito das duas partes. "Não" significa "não". E apenas o "sim" significa "sim". Uma pessoa que está bêbada ou dormindo não pode dar consentimento. E a transa só ocorre quando a intenção de querer transar está clara e explícita. Pela legislação brasileira, o estupro é crime hediondo, com pena de 6 a 10 anos de prisão.

      Getty Images
      Getty Images
  • Getty Images

    Saiba mais antes de fazer

    Você não está sabendo quase nada sobre prevenção de DST's e gravidez. Procure saber mais sobre essas questões antes de se expor a riscos ou colocar quem você gosta em situações inseguras. Cuide de você e de seus parceiros ou parceiras sexuais.

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

    Saiba mais sobre sexo seguro
  • Getty Images

    É melhor se informar mais

    Você não foi tão bem. Há temas relacionados à prevenção de DST's e gravidez que precisa entender melhor. Procure saber mais sobre essas questões antes de se expor a riscos ou colocar quem você gosta em situações de risco. Cuide de você e de seus parceiros ou parceiras sexuais.

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

    Saiba mais sobre sexo seguro
  • Getty Images

    Você entende do assunto

    Você pode ter tido sorte ou realmente entende sobre temas relacionados à prevenção de DST's e gravidez. Continue procurando saber cada vez mais. Cuide de você e de seus parceiros ou parceiras sexuais. Transas seguras são muito mais prazerosas!

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

    Tire todas as dúvidas que tiver
  • Getty Images

    Parabéns, você é quase um professor

    Você pode ter tido sorte ou realmente entende sobre temas relacionados à prevenção de DST's e gravidez. Continue a buscar cada vez mais conhecimento. Relaxe e goze!

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

    Tire as dúvidas que ainda tiver