Topo

Ebola já matou mais de 2.400 pessoas, segundo OMS

12/09/2014 07h53

A epidemia da febre hemorrágica Ebola já matou mais de 2.400 pessoas, de um total de 4.784 casos, na África Ocidental, segundo um balanço anunciado nesta sexta-feira (12) pela diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

"No dia 12 de setembro, há registro de 4.784 casos e mais de 2.400 mortos", declarou Chan em entrevista na sede da OMS, em Genebra.

Não foi informado, no entanto, se estes números incluem a Nigéria ou se é um balanço dos três países mais afetados: Guiné, Libéria e Serra Leoa.

O balanço anterior, publicado na terça-feira (9), pela OMS informava sobre 2.300 mortos de um total de 4.293 casos em toda a África Ocidental.

"Nos três países mais afetados, o número de casos aumenta mais rápido que a capacidade de tratá-los", advertiu Chan, que pede uma maior mobilização da comunidade internacional. Além disso, a diretora lembrou que já não resta nenhum leito disponível para tratar esses pacientes na Libéria.

Na mesma coletiva, o ministro da Saúde cubano, Roberto Morales Ojeda, anunciou que seu país enviará 165 médicos e enfermeiros a Serra Leoa durante seis meses para ajudar as autoridades a combater a epidemia de Ebola. O envio de especialistas para ajudar trata-se do mais importante à região, destacou Chan.