Topo

OMS confirma que a Espanha está livre do ebola

02/12/2014 13h01

GENEBRA, 2 dezembro 2014 (AFP) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta terça-feira (2) oficialmente a Espanha um país livre do vírus do ebola, depois de não haver registro de novos casos desta doença.

Mais cedo, a Espanha também anunciou estar oficialmente livre do ebola, 42 dias depois de acusarem negativo os testes realizados com a única paciente que sofreu contágio desta febre hemorrágica, a primeira fora da África.

Em 6 de outubro, Teresa Romero, auxiliar de enfermagem de 44 anos, foi hospitalizada depois de ter sofrido contágio ao cuidar de um missionário infectado, repatriado de Serra Leoa e que morreu em 25 de setembro.

A auxiliar, que ficou vários dias entre a vida e a morte, conseguiu finalmente recuperar-se. Além disso, o conjunto de pessoas que ficou em contato com ela também superou o período de isolamento sem mostrar indícios de contágio.

O contágio de Romero, o primeiro fora do território africano, também fez temer uma propagação da doença em maior escala fora da ÁFrica, causando uma maior sensibilização da opinião europeia em relação ao drama dos africanos.

O vírus do ebola já matou mais de 6.000 pessoas desde início da epidemia.