PUBLICIDADE
Topo

Saúde

Presidente da Comissão Europeia pede construção de 'União Europeia da saúde' contra pandemia

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu construção de uma "União Europeia da saúde" - Reuters
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu construção de uma "União Europeia da saúde" Imagem: Reuters

Em Bruxelas

16/09/2020 07h17

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu hoje aos Estados membros a construção de uma "União Europeia (UE) da saúde" ante a pandemia de covid-19.

Ela afirmou que a pandemia evidenciou a necessidade de uma cooperação mais estreita e de uma harmonização da maneira de administrar emergências semelhantes.

Von der Leyen mencionou ainda a possibilidade de criar uma agência europeia de pesquisa e desenvolvimento médico.

"Na minha opinião está muito claro: precisamos construir uma União Europeia da saúde mais forte", disse. "E devemos fortalecer nossa preparação para crises e a gestão das ameaças à saúde transfronteiriças", completou.

Em seu primeiro discurso sobre o Estado da União Europeia, Von der Leyen disse que a Comissão tentaria reforçar a Agência Europeia de Medicamentos e o Centro Europeu para a Prevenção e o Controle de Doenças.

A alemã afirmou que trabalhará com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e a presidência italiana do G20 para convocar uma reunião de cúpula mundial de saúde para aprender e compartilhas as lições da crise do coronavírus.

"Isto mostrará aos europeus que nossa União existe para proteger a todos", disse.

A política de saúde continua sendo responsabilidade dos Estados membros da UE e, apesar das tentativas de Bruxelas de coordenar a resposta do bloco à epidemia, as normas fronteiriças variam amplamente.

Saúde