Topo

Esse conteúdo é antigo

Suécia suspende vacina da Moderna para jovens enquanto avalia riscos

Suécia avalia risco de inflamação cardíaca em jovens, embora considere que possibilidade de efeito colateral seja "mínima" - Bernd Weibbroad/dpa/picture alliance via Getty Images
Suécia avalia risco de inflamação cardíaca em jovens, embora considere que possibilidade de efeito colateral seja 'mínima' Imagem: Bernd Weibbroad/dpa/picture alliance via Getty Images

Em Estocolmo (Suécia)

06/10/2021 12h35Atualizada em 06/10/2021 12h37

A Suécia anunciou hoje a suspensão "por precaução" da vacina Moderna contra a covid-19 para menores de 30 anos devido ao risco de inflamação cardíaca nos jovens, mas reiterou que a probabilidade deste efeito colateral é "mínima".

A FHM (Autoridade de Saúde Pública), encarregada da campanha de vacinação, "decidiu suspender o uso da vacina Spikevax da Moderna para todos os nascidos a partir de 1991, por princípio de precaução", disse um comunicado.

Essa decisão é tomada "depois de sinais de aumento do risco dos efeitos colaterais, como a inflamação do miocárdio e pericárdio", afirmou o FHM.

Segundo a agência, o risco é maior depois da segunda dose e nos meninos. "O risco é mínimo, é um efeito colateral muito raro", destaca.

"A miocardite e a pericardite costumam desaparecer sozinhas, sem causar problemas duradouros, mas os sintomas devem ser avaliados por um médico", explica a agência.

Cerca de 81 mil pessoas menores de 30 anos receberam a primeira dose da Moderna na Suécia, mas não a segunda. A Agência Europeia do Medicamento ampliou em julho a autorização da vacina Moderna aos adolescentes de 12 a 17 anos.