Topo

Americano com ebola receberá sangue de paciente que se recuperou

Em Washington

08/10/2014 14h52

O cinegrafista americano Ashoka Mukpo, que contraiu o ebola na Libéria e está hospitalizado em Omaha (Nebraska), receberá uma transfusão de sangue do médico Kent Brantly, primeiro paciente tratado nos Estados Unidos que se recuperou da doença, informaram nesta quarta-feira (8) fontes médicas.

O Centro Médico Nebraska, onde Mukpo está internado, detalhou que a transfusão está prevista para hoje. O hospital entrou ontem em contato com Brantly, que estava em viagem perto de Kansas City, mas que a interrompeu para fazer o procedimento. Ele será transferido em um avião até Omaha.

"Estamos incrivelmente agradecidos que o médico Brantly tenha feito isto não uma, mas duas vezes", declarou em comunicado a médica Angela Hewlett.

Brantly, que venceu a doença, já doou sangue para Rick Sacra, um médico que contraiu o ebola na Libéria e também foi tratado em setembro no Centro Médico Nebraska.

Mukpo, que trabalhava na Libéria para a emissora "NBC" quando se infectou, está sendo tratado com o mesmo fármaco experimental que Thomas Eric Duncan, o primeiro paciente diagnosticado com ebola nos EUA e que morreu. Ambos receberam Brincidofovir, medicamento fabricado pelo laboratório americano Chimerix.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participará hoje de uma conferência telefônica com autoridades locais sobre a resposta de sua administração ao vírus do ebola na África Ocidental. O custo financeiro desse surto, agora concentrado em Serra Leoa, Libéria e Guiné, poderia chegar aos US$ 32 bilhões ao final de 2015, caso se estenda a países vizinhos, conforme estimou hoje o Banco Mundial (BM).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto da doença já atingiu mais de 7.400 pessoas e causou a morte de mais de 3.400.