Topo

Esse conteúdo é antigo

Suspeita de coronavírus retém cruzeiro com quase 7.000 passageiros em Roma

Imagem de arquivo mostra um navio container atracado no porto italiano de Civitavecchia, perto de Roma - Giampiero Sposito/Reuters
Imagem de arquivo mostra um navio container atracado no porto italiano de Civitavecchia, perto de Roma Imagem: Giampiero Sposito/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/01/2020 09h21

Quase 7.000 pessoas, incluindo 6.000 passageiros, estão bloqueadas em um navio de cruzeiro no porto italiano de Civitavecchia, perto de Roma, por casos suspeitos de coronavírus a bordo, anunciaram as autoridades de saúde locais.

Dois passageiros chineses estão testados por suspeita de coronavírus. "O ministério da Saúde nos alertou sobre possíveis casos e enviou três médicos a bordo para realizar os exames prévios", informou à AFP uma porta-voz do centro de saúde de Civitavecchia.

O casal chinês chegou à Itália em 25 de janeiro e, no mesmo dia, embarcou no navio Costa Smeralda, no porto de Savona. Em seguida, os dois passageiros se sentiram mal, apresentando febre e dificuldades respiratórias.

O cruzeiro já havia visitado Marselha, na França, e os portos espanhóis de Barcelona e Palma de Mallorca nesta semana antes de atracar em Civitavecchia, a norte de Roma, nesta quinta-feira.

Ninguém tem permissão para desembarcar do navio enquanto exames médicos são feitos para avaliar se o casal é portador do coronavírus, disse um porta-voz da companhia marítima. Ele acrescentou que a situação pode demorar "algumas horas" antes de ser esclarecida.

Hoje, alguns países começaram a isolar milhares de cidadãos que deixaram a cidade chinesa de Wuhan, uma medida para impedir a propagação do vírus, que já matou 170 pessoas na China.

*Com informações da AFP e Reuters