Topo

Esse conteúdo é antigo

Austrália confirma primeiro caso de morte no país pelo novo coronavírus

16.fev.2020 - Ônibus se aproximam do navio de cruzeiro Diamond Princess, atracado na Baía de Yokohama, no Japão, para retirar os passageiros que estavam isolados devido à epidemia do novo coronavírus - Behrouz Mehri/AFP
16.fev.2020 - Ônibus se aproximam do navio de cruzeiro Diamond Princess, atracado na Baía de Yokohama, no Japão, para retirar os passageiros que estavam isolados devido à epidemia do novo coronavírus Imagem: Behrouz Mehri/AFP

Do UOL, em São Paulo*

01/03/2020 01h21

A Austrália anunciou hoje a primeira morte por coronavírus no país. A vítima é um idoso de 78 anos que estava a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess, foi colocado em quarentena no Japão e depois liberado para voltar a seu país de origem.

A mulher da vítima também contraiu a doença causada pelo novo coronavírus, covid-19, no navio de cruzeiro. Segundo Andrew Robertson, diretor de saúde da Austrália Ocidental, a idosa de 79 anos está isolada em um hospital na cidade de Perth e sua condição de saúde é estável.

O idoso morreu nas primeiras horas da madrugada de hoje, de acordo com Robertson. Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do mesmo hospital.

O casal foi diagnosticado com o novo coronavírus após realizar exames na Austrália. Os testes feitos no Japão deram negativo, de acordo com as autoridades daquele país.

O contágio dos australianos levantou dúvidas sobre o procedimento aplicado pelas autoridades japonesas no navio Diamond Princess, que estava ancorado no porto de Yokohama e era o principal foco da epidemia fora da China

Centenas de pessoas que deram negativo para o novo coronavírus nos exames aos quais foram submetidos tiveram autorização para retornar aos seus países, onde ficaram em quarentena. Além do casal infectado, outros 162 australianos estavam na embarcação.

(* com agências internacionais)