Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Witzel liberará internação compulsória de casos suspeitos

Wilson Witzel (PSC), governador do Rio de Janeiro - Dikran Junior/Futura Press/Estadão Conteúdo
Wilson Witzel (PSC), governador do Rio de Janeiro Imagem: Dikran Junior/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

11/03/2020 09h07Atualizada em 11/03/2020 16h16

O governador do Rio, Wilzon Witzel (PSC), afirmou que o estado irá publicar um decreto que permitirá que municípios do estado tenham autonomia para internar compulsoriamente suspeitos de terem sido contaminados pelo novo coronavírus.

O decreto foi publicado em edição extra, de hoje, no Diário Oficial do estado.

A informação foi divulgada por blog da repórter Bela Megale, do jornal O Globo, e confirmada pelo UOL.

Em nota, o governo diz que a lei federal 13.979 "já prevê, entre as medidas que poderão ser adotadas, o isolamento de pessoas doentes ou contaminadas e a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e tratamentos médicos específicos".

"O município terá autonomia para fazer a internação compulsória. Estamos fazendo a análise jurídica para soltar o decreto", afirmou o governador ao jornal.

Na entrevista, Witzel também cobrou sinalização de R$ 1 bilhão do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ajudar os estados no enfrentamento do vírus. Para ele, o Planalto está "esperando o caos acontecer".

"O próprio pagamento da dívida com a União pode ser que tenha que alongar? O governo federal precisa apresentar alguma coisa, porque até agora não apresentou nada, está esperando o caos acontecer", acrescentou.