Topo

Esse conteúdo é antigo

Tratamento para a malária pode ajudar contra o coronavírus, diz Trump

Agência responsável por alimentos e medicamentos dos EUA diz que é preciso calma - CARLOS BARRIA
Agência responsável por alimentos e medicamentos dos EUA diz que é preciso calma Imagem: CARLOS BARRIA

Do UOL*, em São Paulo

19/03/2020 14h38

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou nesta quinta-feira que o país aprovou o uso de cloroquina, um medicamento usado no tratamento da malária, para ajudar a tratar pacientes da covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

Segundo Trump, o tratamento já passou pelo processo de aprovação da FDA (Food and Drug Administration), agência responsável por alimentos e medicamentos do país, e os EUA podem disponibilizar a novidade "quase imediatamente".

Além da informação, dada a repórteres durante coletiva de imprensa, Trump também disse que pediu à FDA que acelere os esforços para o desenvolvimento de tratamentos para a nova doença.

Embora Trump tenha dito que o novo tratamento foi autorizado pela FDA, a agência se limitou a dizer que a cloroquina já foi efetivamente aprovada para o tratamento da malária e artrite.

"O presidente nos pediu que examinássemos de perto esse medicamento. Queremos fazer isso implementando um ensaio clínico pragmático e extenso para obter informações e responder a todas as perguntas que estão sendo feitas", disse o diretor da FDA, Stephen Hahn.

*Com informações das agências de notícias Reuters e AFP