Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: Em meio a pandemia do coronavírus, faltam vacinas contra gripe em Betim

UBS do Bueno Franco, em Betim (MG), vazia no início da tarde de hoje e sem vacinas contra a gripe - Bruno Torquato/UOL
UBS do Bueno Franco, em Betim (MG), vazia no início da tarde de hoje e sem vacinas contra a gripe Imagem: Bruno Torquato/UOL

Bruno Torquato

Colaboração para o UOL, em Betim

23/03/2020 20h22

A quantidade de doses da vacina contra a gripe disponibilizadas nos postos de saúde de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, já acabou. Hoje foi o primeiro dia da campanha para a vacinação e o estoque conseguiu atender a demanda apenas durante a parte da manhã.

A reportagem do UOL foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bueno Franco. No local, foi informada que a quantidade que o posto recebeu foi pequena, de apenas 200 unidades, e que tinha acabado por toda a cidade.

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Betim disse que "o município recebeu um número reduzido de doses da vacina contra a Influenza, e devido à alta procura da população as unidades estão registrando a falta da vacina". Na primeira fase da campanha, que contempla idosos e profissionais da saúde, a administração municipal espera imunizar cerca de 36 mil pessoas. Betim tem, de acordo com a expectativa do IBGE, mais de 439 mil habitantes.

Já a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais informou que recebe as doses do Ministério da Saúde e faz a distribuição, mas não comentou sobre a falta de doses no primeiro dia da campanha.

Ainda de acordo com o órgão estadual, no dia 16 de março foram recebidas mais de 913 mil doses e que uma nova distribuição começará amanhã pelas cidades mineiras. Ao todo, a segunda leva será de 592 mil doses da vacina para todo o estado.

Hoje, o prefeito de Betim, Vittorio Mediolli (PODE), confirmou dois casos de coronavírus no município por meio de uma publicação no Facebook. Trata-se de um casal que voltou recentemente da Europa e que já está em isolamento domiciliar. Há ainda 197 casos suspeitos.