Número de casos do coronavírus no Brasil são subestimados, diz estudo
A epidemia da covid-19 no Brasil já fez 77 vítimas fatais e contabiliza 2.915 pessoas infectadas, mas isso pode ser apenas a ponta do iceberg. É o que aponta um estudo da publicação científica online Our World In Data. Segundo a pesquisa, países que fazem mais testes do coronavírus têm números maiores de pessoas contaminadas, e o Brasil ainda engatinha nesse quesito.
Enquanto países como a Coreia do Sul e a Alemanha, que têm tido sucesso no combate à transmissão comunitária do vírus, fazem milhares de testes por cada milhão de habitantes, o Brasil tem a estatística de apenas 13,7 testes a cada um milhão de habitantes. Os sul-coreanos, por exemplo, chegam à marca de 6.148, e os alemães ultrapassam o número de 2 mil testes.
O estudo aponta que outro país que vem sofrendo com a covid-19 e também deixa a desejar no número de testes são os Estados Unidos. As estatísticas americanas chegam a ser cerca de 20 vezes menores do que as da Coreia do Sul.
A conclusão da pesquisa é que os testes devem guiar as estratégias de qualquer país no combate à contaminação comunitária. O estudo cita novamente o exemplo da Coreia, que fez um grande número de testes em pouco tempo e conseguiu reduzir a curva de propagação da doença.
"Os testes são cruciais para uma resposta adequada à pandemia", diz a publicação. "Eles permitem que as pessoas saibam que estão contaminadas. Isso pode ajudá-las a receber o cuidado que precisam. E também pode ajudar a tomarem as medidas para reduzir a probabilidade de contaminar outras pessoas. Quem não sabe que está contaminado pode não ficar em casa e por isso contaminar outros".
Mais testes
Nos últimos dias, o governo anunciou que vai ampliar para 22,9 milhões o total de testes disponíveis. Inicialmente, o Ministério da Saúde havia planejado oferecer apenas um milhão de testes, mas depois foi gradativamente aumentando a promessa à medida que a epidemia foi se agravando no país.
Cuidados básicos para se proteger do coronavírus:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.