Topo

Esse conteúdo é antigo

Um em cada cinco médicos do Brasil tem mais de 60 anos, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

31/03/2020 09h53

Um levantamento publicado hoje pelo jornal O Globo aponta que um em cada cinco médicos do Brasil tem ao menos 60 anos, fazendo parte assim do grupo de risco da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), reunidos em 2018, 84.310 dos 414.831 profissionais da categoria estão nesta faixa etária, o que corresponde a 20,3%.

A situação causa preocupação, já que o Ministério da Saúde estima que até 40% dos trabalhadores do setor médico terão de afastar ao longo da crise.

O jornal ainda fez um recorte dos dados por estado e apontou preocupação especialmente com o Nordeste. Alagoas tem 28,7% dos médicos com mais de 60 anos. Na Paraíba, 25,8% estão nesta faixa etária.

Os dados do CFM, segundo 'O Globo', não mostram se esses médicos estão no SUS ou na iniciativa privada. O jornal, porém, diz que a estimativa do Ministério da Economia é de que que o percentual é similar nas redes pública e privada.

A preocupação com o tema cresceu nos últimos dias diante do aumento de número de profissionais de saúde infectados. No Sírio Libanês, mais de 100 funcionários estão afastados por causa da covid-19. Médicos renomados como Raul Cotait e David Uip também já foram diagnosticados com a doença.