Topo

Esse conteúdo é antigo

Espírito Santo tem 1ª morte por coronavírus, um homem de 57 anos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 09h41

O Espírito Santo registrou a primeira morte em decorrência de infecção pelo novo coronavírus, confirmou a secretaria de saúde local (Sesa). A vítima é um homem de 57 anos obeso e hipertenso moderado, em tratamento, mas que atuava ativamente na sociedade e não estava acamado.

Diretora do hospital Dr. Jayme Santos Neves, no município de Serra, na Grande Vitória, a médica Juliana Tavares disse, em entrevista coletiva na manhã de hoje, que o paciente procurou o pronto-socorro de forma espontânea no dia 24 de março. Segundo ela, ele se queixou de uma síndrome gripal que se estendia desde o dia 18 de março.

"Ele chegou com um caso de processão, muita febre e dispneia. Ele evoluiu no mesmo dia para intubação e ventilação mecânica", contou a médica. Foi feito o teste e a confirmação de covid-19 chegou no dia 26.

Juliana informou ainda que a equipe iniciou o tratamento com azitromicina e cloroquina, mas a medicação não surtiu efeito e o homem teve miocardite e insuficiência renal. "Apesar de todas as medidas, ele evoluiu com muita gravidade e morreu ontem à noite", explicou.

Em boletim divulgado ontem, a secretária do estado confirmava 120 casos de covid-19, sendo 13 pacientes curados, 88 em isolamento residencial e 19 internados, com nove em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). São investigadas no ES outras quatro mortes por síndrome respiratória aguda grave.

Ontem, o Ministério da Saúde divulgou um boletim no final da tarde que contabilizava 241 mortes em decorrência da covid-19 no Brasil. O número nacional é atualizado ao final de cada dia.

Além de Espírito Santos, Sergipe confirmou na manhã de hoje a primeira morte por covid-19 no estado.