Coronavírus: Brasil fará mais testes que a Coreia do Sul, diz ministério
O Brasil fará mais testes para o novo coronavírus do que a Coreia do Sul, disse hoje o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa. Segundo a pasta, o país já realizou mais de 153 mil testes.
Inicialmente, o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, havia informado que já tinham sido feito 480 mil testes no Brasil, mas depois corrigiu a informação.
Ele esclareceu que já foram recebidos mais de 800 mil testes exclusivos para o coronavírus, sendo 500 mil somente de testes rápidos. Foram realizados 153.961 exames de investigação para doenças respiratórias agudas graves, dos quais 62.985 foram testados a covid e 13.717 tiveram resultado positivo.
Segundo o secretário-executivo João Gabbardo dos Reis, a expectativa é de que o país faça mais testes do que a Coreia do Sul, que fez 450 mil até então.
"Tudo que se diz da Coreia é que ela testou, testou, testou. A Coreia testou 450 mil pessoas. A Coreia que é o grande exemplo mundial não fez 500 mil testes até agora. Nós vamos fazer muito mais".
Segundo o secretário, o Brasil tem feito um bom trabalho de testagem em comparação aos outros países. "Alguém pode me dizer: mas a população da Coreia do Sul é 50 e poucos milhões. É 1/4 da nossa população. Nós vamos fazer muito mais do que 4 vezes o que a Coreia do Sul fez".
"Eu acho que antes de criticar sempre é legal é comparar com os demais. A questão do teste é extremamente complexa. E acho que o que o Ministério da Saúde tem conseguido, em comparação aos outros países, é motivo de satisfação para nós".
O governo trabalha para ampliar a capacidade de testes da covid-19. A ideia é saltar de até 6,7 mil testes diários para cerca de 30 mil exames. No cenário ideal, o ministério quer, em 180 dias, chegar a 3 milhões de exames feitos.
O Ministério da Saúde anunciou hoje que subiu para 941 o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil — 141 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. Até ontem, eram 800 mortes.
No total, são 17.857 casos oficiais no país até agora — aumento de 1.930 diagnósticos em um único dia — segundo a pasta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.