Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe de recém-nascido que morreu com covid-19 tem teste negativo para doença

Imagem do coronavírus - CDC/Reuters
Imagem do coronavírus Imagem: CDC/Reuters

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

09/04/2020 17h02

A mãe de um bebê prematuro com covid-19, que morreu quatro dias após nascer em uma maternidade de Natal (RN), teve o resultado negativo em teste para a doença.

A informação foi divulgada hoje pela SMS (Secretaria Municipal de Natal), que informou que este é o segundo teste realizado na parturiente. Agora, o caso será investigado se houve transmissão do novo coronavírus, causador da covid-19, de forma vertical, ainda quando o bebê estava na barriga da mãe.

Os testes realizados em amostras colhidas em secreções do bebê, que tinha 30 semanas de gestação, e na mãe do recém-nascido foram realizados no Lacen (Laboratório Central), referência para exames para covid-19 no Rio Grande do Norte. Após nascer, o bebê apresentou o quadro de insuficiência respiratória.

O bebê nasceu na madrugada do último dia 3, já apresentando sintomas de Síndrome Respiratória Grave, e morreu na última terça-feira. A mulher chegou à maternidade para realizar o parto com sintomas de gripe e não teve contato com o filho porque ele precisou logo de ir para incubadora.

Segundo a SMS, a mulher fará um novo exame, com sorologia, para detectar se tem anticorpo para covid-19. O exame consiste na coleta de sangue e identificará o IgG para o novo coronavírus na paciente. O resultado deverá ser entregue em 24h.

A secretaria informou ainda que a paciente tem hipertensão arterial, diabetes e apresentava "síndrome respiratória a esclarecer". Ela está em isolamento domiciliar, com quadro estável, sem necessidade de internamento hospital.