Topo

Esse conteúdo é antigo

Quase 1 milhão de testes para covid já foram distribuídos, diz ministério

Nair Bueno/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Nair Bueno/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/04/2020 15h42

Foram distribuídos aos estados brasileiros quase um milhão de testes para o novo coronavírus, segundo informou o Ministério da Saúde. Ao todo, foram 451,4 mil testes RT PCR e 500 mil testes rápidos.

"Até o momento, foram enviados 451,4 mil testes RT-PCR (biologia molecular) aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) de todo o país, além dos laboratórios de referência nacional", disse o ministério por meio de nota. "O quantitativo faz parte das aquisições já entregues ao Ministério da Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz, Instituto de Biologia Molecular do Paraná - IBMP e doação da Petrobras."

Os testes RT-PCR identificam "o vírus que provoca a covid-19 logo no início dos sintomas, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. Ele é usado para diagnosticar casos graves internados com a covid-19. Além disso, é utilizado na Rede Sentinela, que acompanha por amostragem a evolução da doença no Brasil, como os sintomas dos casos associados ao vírus tanto em quadros graves, na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quanto em casos leves, na Síndrome Gripal (SG)"

Segundo a pasta, uma nova carga com um milhão de testes rápidos doados pela empresa Vale chegou ontem ao país e devem ser distribuídos na semana que vem. Serão 570 mil testes aos estados, 180 mil irão para uso em pesquisas e 247 mil vão para estoque estratégico do ministério

Além dos testes rápidos, também está prevista a distribuição de mais 50 mil testes RT-PCR.

Envio de respiradores

O ministério começou hoje um plano de distribuição de respiradores para cidades onde a epidemia acelera. São 60 respiradores para as cidades de Fortaleza, no Ceará; Manaus, no Amazonas; e Macapá, no Amapá.

"As três capitais já estão precisando ampliar com urgência o número de leitos de tratamento intensivo para atender os doentes de Covid-19", informou em nota.

Os equipamentos fazem parte das requisições feitas às empresas exportadoras. Cerca de 30 respiradores estavam previstos para deixar o Aeroporto de Guarulhos em São Paulo hoje a tarde em um avião da Força Aérea Brasileira e devem chegar à Fortaleza hoje à noite.

"De lá, todos os respiradores serão levados para o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que é a unidade de referência para assistência contra o coronavírus, no bairro da Messejana".

Dos 30 restantes, 20 serão enviados para Manaus e 10 para Macapá. A partida está prevista para amanhã.

"Na capital amazonense, o equipamento será instalado em leitos do Hospital Delphina Abdel Aziz, na Zona Norte da cidade. Na capital do Estado do Amapá, irão para a Maternidade Dra. Euclélia Américo, também na Zona Norte."

Ontem, durante coletiva de imprensa, o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, informou que já foram realizados 153.961 exames de investigação para doenças respiratórias agudas graves no país, dos quais 62.985 foram testados para covid-19 e 13.717 tiveram resultado positivo.