Topo

Esse conteúdo é antigo

Veterano de guerra de 99 anos se cura de covid-19 na Inglaterra

Veterano de guerra de 99 anos deixa hospital da Inglaterra depois de se curar da covid-19 - Reprodução
Veterano de guerra de 99 anos deixa hospital da Inglaterra depois de se curar da covid-19 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/04/2020 15h44

Resumo da notícia

  • Veterano da 2ª Guerra com 99 anos contraiu covid-19 enquanto frequentava hospital para fazer reabilitação de uma fratura no braço
  • Logo que o exame deu positivo, ele foi colocado no oxigênio e passou a fazer tratamento contra o coronavírus
  • Curado, o homem deixou o hospital em uma cadeira de rodas e foi aplaudido por enfermeiros
  • Na 2ª Guerra, quando era militar, ele foi atingido na perna em luta contra o exército alemão e virou prisioneiro

Um veterano de guerra de 99 anos recebeu alta de um hospital na Inglaterra nesta sexta-feira depois de ser curado da covid-19. Albert Chambers, de Doncaster, cidade distante 275 quilômetros de Londres, foi ferido e feito prisioneiro na 2ª Guerra Mundial e perto de completar um século de vida enfrentou outra batalha. Triunfou e deixou a unidade de saúde em uma cadeira de rodas sob aplausos dos enfermeiros.

Um vídeo feito pelo sistema de saúde da Inglaterra mostra o veterano de guerra reconhecendo o esforço de todos em seu tratamento. Em um trecho, ele diz "eu agradeço tudo que vocês fizeram por mim. Vocês não poderiam ter feito melhor."

Quando era militar, Chambers foi atingido na perna enquanto lutava contra os alemães do exército de Hitler na 2ª Guerra Mundial. Antes de ser contaminado pelo coronavírus, ele já frequentava o hospital porque fazia reabilitação de uma fratura no braço sofrida em uma queda doméstica.

O veterano de guerra começou a sentir sintomas da covid-19 e fez o exame. Com o diagnóstico positivo, foi colocado no oxigênio. Liberado da internação hoje, Chambers voltou para casa sob elogios de parentes e enfermeiros. Em julho, ele vai completar um século de vida.