Topo

Isolamento social precisa aumentar, diz prefeito do Recife sobre covid-19

Para o prefeito, a quarentena tem salvado vidas, mas é preciso que mais pessoas fiquem em casa - Divulgação
Para o prefeito, a quarentena tem salvado vidas, mas é preciso que mais pessoas fiquem em casa Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 09h03

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), continua defendendo o isolamento social como estratégia para diminuir a disseminação do novo coronavírus. Ele afirmou nesta manhã que é fundamental que as pessoas mantenham a quarentena.

"O isolamento social já salvou centena de vidas. A gente hoje poderia ter milhares de pessoas com a confirmação da Covid-19 [caso as medidas restritivas não existissem] ", afirmou Julio, em entrevista à CNN Brasil.

"É muito importante aumentar o isolamento social. A gente precisa que mais pessoas fiquem casa. Se não tivesse isolamento social, a gente já estava contanto óbitos em centenas", acrescentou.

Segundo o prefeito, o índice de isolamento na cidade estava em 60%, com base em um sistema de monitoramento começou a funcionar vários celulares na cidade. Esse volume correspondia a 600 mil pessoas a mais em casa.

O problema é que muitos voltaram a sair da quarentena. Agora, esse mesmo índice está na faixa de 52%, 53%, destacou Julio.

"A gente já mandou mais de 500 mil mensagens para as pessoas no celular, nos bairros com mais movimentação. Esse tempo do isolamento atrasa um pouco a quantidade de pessoas doentes. É importante salvar vida e o isolamento atrasa a contaminação", reforçou.

Até ontem, Pernambuco contabilizava 1.154 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus e 102 mortes por conta da doença. Recife tem 60% dos casos confirmados e é uma das capitais brasileiras que decretaram situação de emergência.