Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê de mãe vítima do coronavírus recebe alta após 23 dias na UTI em Belém

Equipe da UTI Neonatal do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna com o bebê Pietro - Ascom/HCGV
Equipe da UTI Neonatal do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna com o bebê Pietro Imagem: Ascom/HCGV

Do UOL, em São Paulo

22/04/2020 15h31

O pequeno Pietro é mais uma história de difícil recuperação por conta da pandemia do coronavírus. O bebê passou 23 dias internado na UTI Neonatal do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém, após uma cesárea de emergência. Ele recebeu alta na noite de ontem, mas sua mãe, diagnosticada com a covid-19, morreu no último dia 11.

Pietro nasceu no dia 30 de março, pesando 2,7 quilos. O bebê precisou ser entubado e chegou a apresentar convulsões. Mesmo assim, ele se recuperou sem sequelas e seguiu ontem para a casa da família em São Miguel do Guamá (PA), onde está com o pai e a irmã de 5 anos.

"Ele necessitou de manobras de reanimação ao nascer e foi encaminhado para a UTI Neonatal. Ficou entubado por nove dias, recebeu oxigênio, foi medicado com antibióticos e drogas vasoativas no período crítico. Ele também apresentou crises convulsivas", disse Andrea Torres, chefe da UTI Neonatal do hospital. "O Pietro resistiu bravamente", comemorou a médica.

A mãe de Pietro estava no grupo de risco da covid-19. Ela era portadora de estenose mitral, que é uma má formação em uma válvula do coração. Há nove anos, ela já havia sido operada no mesmo hospital onde deu entrada no final de março com 34 semanas de gravidez.

A grávida chegou com um quadro de febre e dificuldade para respirar. No último dia 2, ela teve confirmado o diagnóstico de contaminação pelo coronavírus e foi então transferida para a Santa Casa de Misericórdia, hospital de referência da covid-19 na capital paraense. Lá os sintomas da doença pioraram e a paciente veio a óbito.

Já a recuperação de Pietro foi comemorada pelo governador do estado, Helder Barbalho (MDB). "Gratidão e orgulho da equipe de UTI Neonatal do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Muita emoção e profunda felicidade em ver a imagem desse bebê. Que Deus proteja seus caminhos. Meus sentimentos aos familiares desta mãe", escreveu Barbalho no Twitter.