Topo

Esse conteúdo é antigo

Senado aprova convite para ministro da Saúde falar em sessão virtual

Nelson Teich, ministro da Saúde - EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Nelson Teich, ministro da Saúde Imagem: EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

27/04/2020 20h21

O plenário do Senado aprovou hoje (27) um convite para que o ministro da Saúde, Nelson Teich, fale sobre as ações da pasta no enfrentamento do coronavírus e a situação da covid-19, doença causada pelo vírus, no Brasil.

Como se trata de um convite, e não de uma convocação, Teich não é obrigado a comparecer. O UOL entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber se o ministro aceitará o convite e aguarda resposta.

Segundo o requerimento, Teich falaria por meio de videoconferência em sessão virtual nesta quarta-feira (29), prevista para as 16h30. O Senado está com atividades presenciais suspensas desde o final de março para evitar aglomerações em meio à pandemia.

O Ministério da Saúde anunciou hoje que subiu para 4.543 o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil — 338 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. Até ontem, eram 4.205 mortes registradas.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira declarou que o período de maior incidência de vírus respiratórios, como o caso da covid-19, está previsto para iniciar em duas semanas. Segundo Oliveira, o Brasil inicia a 18ª semana desde que iniciou os boletins a respeito da situação do coronavírus no país.

Teich assumiu o cargo em 17 de abril após a exoneração de Luiz Henrique Mandetta por divergências de como lidar com a pandemia com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mandetta defendia maior isolamento social, enquanto o presidente quer mais pessoas nas ruas para que a economia não seja tão prejudicada pela paralisação do comércio não essencial.